Ontem, (24/04), aconteceu a I Conferência Regional da Mulher, no auditório da Unoesc, organizada pela AMPLASC com o auxílio do colegiado de Assistentes Socias dos municípios da Região.
Com casa cheia, o evento superou as expectativas. Dentre as autoridades, se fizeram presentes, o prefeito municipal de Campos Novos, o secretário de Desenvolvimento Regional da 8ª SDR, Alcides Mantovani, o juiz da 1ª Vara da Comarca de Campos Novos, Dr. Marcelo Carlin, a representante do Ministério Público, Dra. Deise Oschler e as mulheres da região.
Para a primeira palestra, com tema "Enfrentamento da Violência Contra às Mulheres" o palestrante convidado foi Dr. Marcelo Carlin, e as debatedoras Dra. Deise Oschler e Joana Vieira França. Dr. Marcelo explanou sobre os casos de violência que ocorrem em nosso País, Estado e Região, as mulheres presentes puderam tirar suas dúvidas e também foram alertadas dos procedimentos a serem tomados nos casos expostos.
"Autonomia, Igualdade no Mundo do Trabalho e Cidadania" foi o tema da palestra conferida pela Secretária Executiva da AMPLASC e teve como debatedoras Lucimar Walter de Deus e Édina Furtado, ambas Assistentes Sociais municipais. Neuza Rauen apresentou dados comparativos entre homens e mulheres que estão ativos no mercado e frizou em seu discurso a seguinte pergunta: será que as mulheres tem realmente igualdade?
Pela tarde, a secretária municipal de saúde, Edilamar Salvador, palestrou sobre "Saúde da Mulher, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos" e tirou todas as dúvidas das mulheres com relação ao tema.
Posteriormente aconteceram as oficinas e plenária.
FONTE: ASCOM – AMPLASC – Solange Nohatto