Visando dar continuidade ao Intercâmbio iniciado em outubro de 2007 – quando veio a delegação chilena – esteve durante uma semana, um grupo de representantes da região da AMPLASC, em Graneros, no Chile.
A comitiva formada por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários de educação, professores e profissionais de outras áreas, visitou a IV região da Associação Regional de Municípios de O´Higgins (MURO´H). O grupo foi recepcionado pelo prefeito de Graneros, Don Juan Pablo Días Burgos, e durante o período da estadia àquele país, estiveram acompanhados do mesmo e de representantes do governo municipal.
Neuza Rauen, secretária executiva da AMPLASC, destaca a constante troca de conhecimentos entre brasileiros e chilenos. "Foi muito proveitoso participar das oficinas e visitas em Graneros, pôde-se perceber os pontos positivos lá existentes e trazê-los para aplicar aqui", disse. " Nossa delegação ficou maravilhada com o respeito e o carinho por eles demonstrado. Eles também nos presentearam hasteando nossas bandeiras logo na recepção", complenta Neuza.
O grupo visitou o museu de Colchagua, um dos mais completos sobre a História de Chile, museu este, que pertence a Fundação Cardeon, em Santa Cruz. Em outra parada a Delegação do Brasil foi recebida em ato oficial, na Praça das Armas em Graneros. Nesta solenidade aconteceram apresentações de grupos artísticos com renome nacional, a exemplo do grupo "Los Grillitos".
Os profissionais da área de educação, e demais membros da delegação, visitaram colégios e liceus buscando o sempre a troca de informações. Uma outra visita da comitiva foi à Fabrica da Nestlé, a maior fábrica da empresa no Chile e a terceira maior da América Latina.
Também estiveram no Centro de Internação Provisória para Menores Adolescentes. A secretária executiva diz que o que chamou a atenção foi a luta permanente para que os adolescentes infratores sejam reinseridos na sociedade, através do desenvolvimento de trabalhos, música e canto, assim buscando construir uma autonomia para o adolescente, inserir-se no mercado de trabalho. "Cinco jovens deste centro de internamento provisório já concluíram a faculdade", completa Neuza Rauen.
Em outra Ocasião, a secretária executiva da AMPLASC foi recebida pelo Diretor de Crédito do INDAP, Jose Guallardo Murgan, para tratar de um possível intercâmbio de agricultores da mesorregião porção Santa Catarina, o que foi prontamente foi aceito por eles.
Neuza foi recebida juntamente com Marlene A. Kerber e Sisse A. D. Velozo pelo presidente da Agência Regional de Desenvolvimento Produtivo, " Agência O'Higgins", onde buscaram conhecer o trabalho desenvolvido pela agência. A Delegação visitou também a cidade de "Sewell", cidade tombada como Patrimônio da Humanidade, durante a visita a Mina de cobre "El Teniente".
Visando conhecer mais sobre a eficiência no cultivo e produção de vinhos, visitaram uma vinícola que exporta toda a sua produção e é totalmente orgânica.
A Secretária Executiva Neuza Rauen e o Soldado PM Gilmar Marco Pereira, visitaram o General de Carabineros Chefe VI Zona do Libertador Bernardo O'Higgins, General Jose Manuel H. Vivano, para viabilizar um intercâmbio do Proerd entre Graneros e AMPLASC. Todas essas tratativas se deram em Rancaguá, capital do estado.
As últimas visitas foram à Universidade de Graneros e em Rancaguá, no Instituto Inglês, onde os profissionais da educação do Brasil participaram de uma oficina, para troca de saberes.
Fonte: ASCOM – AMPLASC – Solange Nohatto