A FECAM completa 28 anos de atuação em defesa dos municípios, no próximo dia 3 de julho. Para comemorar a data, a Federação reúne os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários executivos de associações de municípios e técnicos da Federação, associações e municípios. O objetivo é relembrar a história da Federação, homenagear os militantes do movimento municipalista, discutir às relações federativas com o governo federal e assistir a uma palestra-almoço. Essas atividades acontecerão a partir das 10h, durante a Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no auditório do Parque Universitário Norberto Frahm, em Rio do Sul. Às 9h, o presidente da FECAM, Dávio Leu e os presidentes das associações de municípios concederão entrevista coletiva à imprensa local.
O presidente destaca que nestas quase três décadas de história, muitas conquistas foram alcançadas, novos serviços foram disponibilizados, eventos, mobilizações e marchas foram realizadas para defender os interesses dos municípios.
"Toda esta história foi construída com a participação de prefeitos, secretários executivos, servidores públicos, governo do Estado, senadores, deputados federais e estaduais, Confederação Nacional de Municípios (CNM) e demais militantes do movimento municipalista. Por isto, a FECAM quer reunir seus parceiros para agradecê-los e renovar os compromissos para mais um ano de luta, articulação e mobilização em defesa dos direitos dos municípios. Neste dia, vamos celebrar o aniversário da Federação e principalmente, a consolidação do movimento municipalista", disse.
Honra ao Mérito Municipalista
A assembléia alusiva aos 28 anos, inicia às 10h, onde durante a solenidade de abertura a FECAM concederá o título de Honra ao Mérito Municipalista. O objetivo é agradecer as instituições e personalidades que se destacaram na defesa dos direitos dos municípios na gestão 2004/2008. A FECAM convidou a bancada parlamentar catarinense, representantes do governo do Estado e de instituições parceiras, além de diversas autoridades para participar do encontro.
Palestras
A FECAM concilia a data de seu aniversário e a presença dos prefeitos, para discutir no encontro uma das principais reivindicações do movimento municipalista: a revisão do Pacto Federativo. A Federação convidou o subchefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, para palestrar sobre o tema: As relações federativas no contexto dos municípios catarinenses.
A programação comemorativa aos 28 anos da FECAM, encerra com a palestra-almoço sobre o tema: Gestão da Comunicação – Uma nova agenda para Esfera Municipal. O tema será abordado pelo Doutor em Comunicação Social e Mestre em Administração Pública, Nelson da Costa Fossatti.
A cidade sede
O presidente da FECAM, Dávio Leu, destaca que a escolha da cidade de Rio do Sul, não deixa de ser uma homenagem à Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), primeira associação de município a ser constituída no dia 7 de novembro de 1964. "Foi em Rio do Sul que o movimento municipalista deu seus primeiros passos. Foi a força desta região que auxiliou o surgimento da FECAM. Por isto, vamos voltar às origens para relembrar a história e renovar as expectativas para a execução dos trabalhos em prol dos municípios", disse.
Fonte: FECAM