Está em fase de aprovação o projeto de construção da Unidade Produtora de Cachaça e Açúcar Mascavo de Celso Ramos. A área do empreendimento é de 244,56m², e tem por objetivo atender os produtores de cana do município e da região, com a finalidade de agregar valor ao produto.
A obra é fruto de um convênio do PRONAT – Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais – programa este pertencente ao MDA, com o município de Celso Ramos.
Somente a obra está orçada em R$165.000,00, sendo que posteriormente haverá repasses para a aquisição dos equipamentos. O projeto que está em fase de aprovação pela Caixa Econômica Federal, órgão gestor dos recursos, tem prazo de 4 meses para ficar concluído após a aprovação, e abrange área para moenda e abrigo para caldeira. Na área para industrialização da cachaça, conta-se com sala de fermentação, sala de destilação, área para envelhecimento e armazenagem. Área para lavagem de vasilhames, envazes, processamento e expedição final. Já para o açúcar mascavo, sala de processamento, onde estarão os tachos, peneiras e a batedeira, sala de armazenagem e depósito de embalagens.
O empreendimento compreende também escritório, vestiários com banheiros e uma plataforma coberta para carga e descarga de caminhões. O projeto foi elaborado pela equipe técnica da AMPLASC, que se baseou em empreendimentos semelhantes localizados nos municípios de Luiz Alves, Witmarsun e Urussanga.
Fonte: ASCOM – AMPLASC – Solange Nohatto.