A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores públicos, secretários executivos de associações de municípios, agentes políticos e representantes de instituições parceiras nesta quinta-feira (3), para comemorar seus 28 anos de atuação em prol dos municípios catarinenses. A Assembléia de Prefeitos acontece às 10h, no auditório do Parque Universitário Norberto Frahm, em Rio do Sul. A partir das 9h30, o presidente da FECAM, Dávio Leu, prefeito de Massaranduba concede entrevista coletiva à imprensa.
A entrevista coletiva contará ainda com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), Paulo Cezar Schlichting da Silva, prefeito de Agrolândia e o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus.
A FECAM apresentará um balanço das principais conquistas da entidade em favor dos municípios, principalmente, às que repercutem nas finanças dos municípios. Uma dos destaques deste balanço é a evolução no orçamento do transporte escolar que passou de 7 milhões de reais em 1999 para 45 milhões neste ano.
Na Assembléia, a FECAM relembrará a história da instituição, homenageará os militantes do movimento municipalista, além de realizar palestras sobre os temas: relações federativas e a gestão da comunicação.
"Ao completar 28 anos de atuação, a Federação tem a convicção de que suas ações estão no caminho certo, são muitas as conquistas alcançadas ao longo da história e a certeza de que a entidade está colaborando para qualificar e modernizar as administrações públicas municipais. O resultado é o desenvolvimento dos municípios e a melhoria nos serviços públicos prestados à população", destacou o presidente da Federação Dávio Leu.
Um dos destaques da programação é a homenagem que a Federação fará aos ex-presidentes, instituições, personalidades catarinenses e às associações de municípios que contribuíram para o fortalecimento da FECAM e dos municípios. Ao todo, serão 37 homenageados com o título de Honra Municipalista.
Segundo o presidente o título é uma forma de agradecer aos parceiros pelo apoio nas ações da Federação, que resultaram em importantes conquistas aos municípios nestes 28 anos. "É um momento de destacar a atuação dos parceiros que durante a trajetória da Federação, não mediram esforços para impulsionar o crescimento da FECAM", disse.
Entre os homenageados, a Federação concederá o título aos ex-presidentes: o prefeito de Concórdia, Neodi Saretta (2005), o prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Anatólio Soares (2006) e o prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer (2007).
"Estes prefeitos além de terem presidido à Federação, permaneceram na diretoria da instituição em outras gestões, o que possibilitou o pleno acompanhamento das atividades da Federação e o êxito das ações", disse.
Palestras
No encontro, a FECAM discutirá uma das principais reivindicações do movimento municipalista: a revisão do Pacto Federativo. O assessor da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gilmar Dominici, abordará o tema: As relações federativas no contexto dos municípios catarinenses.
O evento encerra às 12h, com a palestra do Doutor em Comunicação Social e Mestre em Administração Pública, Nelson da Costa Fossatti sobre a Gestão da Comunicação – Uma nova agenda para Esfera Municipal .
Cidade sede
A Assembléia acontece em Rio do Sul, visto que a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) foi a primeira associação de município a ser constituída no Estado no dia 7 de novembro de 1964.
"Foi em Rio do Sul que o movimento municipalista deu seus primeiros passos. Foi a força desta região que auxiliou o surgimento da FECAM. Por isto, vamos voltar às origens para relembrar a história e renovar as expectativas para a execução dos trabalhos em prol dos municípios", disse.
Fonte: FECAM