Mulheres ainda são minoria nas eleições municipais, segundo CNM

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que o número de registros de candidatos homens que irão disputar o cargo para prefeito é quase dez vezes maior do que o de mulheres. Dos 15.257 candidatos registrados até o último levantamento do TSE, apenas 1.580 (10,4%) são mulheres.


O atual quadro para os candidatos a vice também mostra maioria de homens. De um total de 15.306 candidaturas, 12.981 são de homens e 2.325 de mulheres. Esses números ainda podem mudar, pois o tribunal ainda não terminou de contabilizar todos os registros de candidatura. Estima-se que mais de 300 mil concorrentes disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 5 de outubro. Apenas em Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins os homens não são maioria nas candidaturas.


Apesar de as mulheres serem minoria nas candidaturas, dos atuais 130.469.549 de eleitores, mais de 67 milhões (51,7%) são mulheres e cerca de 62 milhões são homens. O Rio de Janeiro é o estado com maior participação proporcional de eleitoras. Elas são responsáveis por 53,29% dos eleitores daquele estado. Pernambuco, Ceará e São Paulo também se destacam, com 52% de participação das mulheres nos números totais.


Com informações do Congresso em Foco