FECAM apóia Fórum sobre Prevenção de Desastres Naturais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Como a mídia pode auxiliar os municípios catarinenses a prevenirem riscos de vendavais, deslizamentos, inundações, tempestades, incêndio florestal e tornados? Como os municípios podem informar a comunidade de um desastre sem amedrontar a população? Estes questionamentos fazem parte das discussões do 1º Fórum da Rede Cooperativa de Comunicação para Cultura de Prevenção de Desastres, que será realizado pela Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, com apoio da FECAM, Secretária Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC) e do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC), no dia 29 de agosto, das 9 às 19 horas, no Hotel Castelmar, em Florianópolis.

O Fórum é destinado aos assessores de comunicação de municípios e representantes das associações municipais. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site http://www.defesacivil.sc.gov.br/. As vagas são limitadas.

O primeiro tema em debate será sobre a relação da Defesa Civil com a mídia nos desastres em Santa Catarina, apresentado pelo Diretor Estadual de Defesa Civil, Capitão Márcio Luiz Alves.

O Fórum conta a presença de representantes da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres – EIRD da organização das Nações Unidas, que apresentarão as perspectivas da EIRD para uma cultura de prevenção de desastres e as contribuições da mídia no contexto dos fenômenos climáticos.

A programação também é constituída por oficinas, com a psicóloga Daniela Lopes, da Defesa Civil Nacional e Conselheira da Organização dos Estados Americanos (OEA) e com a diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Científico, jornalista Simone Terezinha Bortoliero que retratará o papel da imprensa nas mudanças climáticas.

Lançamento

Um dos principais marcos do Fórum será o lançamento da Rede Cooperativa de Comunicação e do projeto "Percepção de Risco", que tem como meta promover pesquisas na área de risco e prevenção, ampliar o diálogo comunitário e colaborar para disseminação de ações no âmbito de prevenção de desastres naturais. No Brasil, a Rede é o primeiro grupo de trabalho criado para discutir esse assunto.

Durante o evento, será elaborada A Carta de Florianópolis, um documento que determinará as ações da Rede, com base nos questionamentos apresentados pelos participantes.

A Rede Cooperativa de Comunicação e o projeto "Percepção de Risco" é um incentivo da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), em parceria com o Departamento Estadual de Defesa Civil e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC).

Clique aqui para obter mais informações sobre a programação.

Fonte: Com informações da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.