A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) firmou convênio com o Ministério da Integração Nacional para desenvolver um sistema de indicadores de desenvolvimento sustentável de 131 municípios do Oeste catarinense, compreendidos na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. O objetivo é oferecer ao Fórum da Mesomercosul, um instrumento de apoio à gestão de políticas e programas de desenvolvimento regional. Nesta quinta-feira (18), a FECAM apresentará o Projeto do Sistema de Indicadores ao Fórum, em reunião às 9h, no auditório da AMOSC, em Chapecó.
O encontro será coordenado pela presidente do Fórum da Mesomercosul, Marlene Andrade e contará com a participação do diretor executivo da FECAM, Celso Vedana e dos técnicos da Federação, Emerson Souto – coordenador do Centro de Tecnologia da Informação e Valério Turnes – consultor em planejamento e o consultor e analista da Empresa Célula 4, Lucas Lopes dos Santos.
Os indicadores serão publicados em um portal na internet até dezembro de 2008, prazo estipulado para o encerramento do projeto. Segundo o diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, o sistema de indicadores oferecerá ao Fórum da Mesomercosul instrumentos e estratégias que permitirão dotar os municípios de meios capazes de aumentar a eficácia dos serviços públicos e estimular o exercício pleno da cidadania. "Esta será a primeira reunião de trabalho com o Fórum, onde a Federação quer colher sugestões dos secretários executivos das associações de municípios e dos representantes do Fórum para adequar o conjunto de indicadores a realidade dos municípios da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e proporcionar a gestão e o acompanhamento dos programas e projetos de desenvolvimento local", disse.
O sistema de indicadores é um projeto pioneiro e deverá ser utilizados por outras regiões da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. Segundo o consultor em planejamento da FECAM, Valério Turnes, a Federação fará o levantamento e análise dos instrumentos de monitoramento do desenvolvimento municipal, elaborará um diagnóstico sobre a situação dos municípios e em seguida desenvolverá um software para agrupar os dados e disponibilizá-lo em um portal na internet. A conclusão do trabalho acontecerá com a realização de um seminário para o lançamento do sistema de indicadores.
"A FECAM levantará um conjunto de indicadores nas áreas econômica, social, segurança, finanças públicas, saúde, meio ambiente, habitação, cultura, turismo, além de outros fatores que alteram o desenvolvimento local e devem ser levados em consideração na elaboração das políticas públicas", disse. Ele explica que o sistema de indicadores será desenvolvido com base em dados oficiais dos governos federal, estadual e dos municípios da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.