Aconteceu durante o dia 21/09, no auditório da UNOESC – Campus de Joaçaba, o 1º Seminário e Priorização dos Projetos das Entidades Regionais, evento promovido pelo Território da Cidadania Meio Oeste Contestado.
A secretária executiva da AMPLASC e também secretária executiva do Fórum da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, Neuza Rauen, esteve apresentando o Fórum, em representação a Presidente, Marlene Andrade que não pode estar presente.
Estiveram presentes também o Sr. Jurandi Gugel, Delegado do MDA de Santa Catarina, Sr. Norival Fiorin, Secretário Executivo da AMMOC, Sra. Sueli Bernardi, Comitê Executivo do Território da Cidadania Meio Oeste Contestado e o Sr. Avelino Menegoli, Prefeito de Xanxerê, além das demais autoridades presentes.
Jurandi Gugel, Delegado do MDA, durante sua explanação, apresentou o "Território da Cidadania", explicando que o território é uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável que garante os direitos sociais voltados às regiões do país que mais precisam, com objetivo de levar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania, trabalhando com base na integração das ações do Governo Federal e dos governos estaduais e municipais, em um plano desenvolvido em cada território, com a participação da sociedade.
Já Neuza Rauen fez um apanhado geral dos trabalhos do Fórum, apresentando dados das regiões abrangidas, valores destinados a projetos apoiados, além de tornar público o que é o Fórum, sua visão e meta.
A Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul compreende 386 municípios, sendo 208 no norte do Rio Grande do Sul, 131 no oeste de Santa Catarina e 42 no sudoeste do Paraná. Possui uma área total de 121.283,53 Km² e população de 3.785.812 habitantes.
Durante o evento aconteceu também a apresentação dos Projetos Regionais das Entidades participantes. O objetivo do seminário foi conhecer os projetos regionais que estão tramitando por algum Ministério, para que seja possível através do Território ajudar na conquista e desenvolvimento da região.
Fonte: ASCOM – AMPLASC – Solange Nohatto