You are currently viewing Reunião da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (MESOSUL) na Bolsa Continental de Mercadorias (BCM).

Reunião da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (MESOSUL) na Bolsa Continental de Mercadorias (BCM).

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Secretaria Executiva da Amplasc, Neuza Thibes e o Vice-Presidente Volcir Canuto participaram da reunião sobre a participação de pequenos produtores e empresários da mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (MESOSUL) na Bolsa Continental de Mercadorias (BCM), realizada no dia 23 de junho, no plenário da Câmara de Vereadores do Município de Concórdia (SC).

A Secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, representou o Ministério da Integração Nacional na reunião sobre a participação de pequenos produtores e empresários da mesorregião Grande Fronteira do Mercosul (MESOSUL) na Bolsa Continental de Mercadorias (BCM).

Durante o encontro, foi apresentado o “Projeto de implementação do sistema de acesso aos mercados para empresários e produtores rurais da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul”, que é incentivado pela Secretaria de Programas Regionais como estratégia para o desenvolvimento e a redução das desigualdades na região sul do país.

O objetivo do projeto é permitir o acesso de produtores e pequenos empresários ao mercado, criando oportunidades de participação em modernos mecanismos de comercialização como a Bolsa Continental de Mercadorias (BCM). A BCM é uma associação civil, sem fins lucrativos, que opera um sistema de comercialização, permitindo a entrada de empresários urbanos e rurais em mercados locais ou distantes.

As principais ações do projeto apresentadas e debatidas foram: o desenvolvimento da rede de bolsas de mercadorias; a implantação dos escritórios regionais de negócios; a consolidação de estrutura para coordenar as atividades e iniciativas desenvolvidas pelos projetos ligados ao sistema de acesso aos mercados; o treinamento aos empresários e produtores rurais para operarem no sistema.

Com o apoio ao projeto, o Ministério da Integração Nacional promove a abertura de novas oportunidades de negócios, criando alternativas ao modelo de comercialização predominante, que privilegia os grandes centros urbanos em detrimento de pequenos e médios produtores/empresários do interior.

 

Fonte: Secretária de Programas Regionais – SPR