Gestores analisam criação do Sistema Nacional de Cultura
Integrantes do Conselho Estadual de Gestores de Cultura de todas as regiões de Santa Catarina estiveram em Lages nesta segunda-feira (04) participando de reunião focada na organização do Fórum Estadual de Cultura e nas políticas públicas do setor. A secretária executiva do Conselho pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Raquel Pedroso Rodrigues destacou a importância dos municípios aderiram ao Sistema Nacional de Cultura.
O que ficou evidenciado durante a manhã é que os municípios devem criar os Conselhos de Turismo e o Fundo Municipal de Cultura para acessar aos recursos federais e estaduais. "O que não se pode esquecer é que todas estas questões estão condicionadas ao Sistema Nacional de Cultura. Creio que o maior desafio seja organizar a política cultural nos municípios", declarou Raquel Rodrigues.
Outra etapa do encontro é despertar nos municípios a valorização do patrimônio material e imaterial. Nesta questão, o presidente da AMURES Edilson José de Souza citou o ritual da Recomenda das Almas que se trata de uma cultura passada por gerações e está se perdendo no interior da Serra Catarinense.
"A Recomenda das Almas é uma penitência em sufrágio das almas do purgatório que acontece durante a Quaresma. São grupos penitentes que em silêncio e fazendo rezas vão até às residências e pedem pelas almas", explicou o presidente da AMURES. Ações interligadas que valorizem os municípios e a região também foram destacadas no encontro e o que ficou evidenciado é que não existe turismo isolado.
Os gestores de cultura também dialogaram sobre a relação com o turismo, a educação, a assistência social e outros segmentos públicos. A reunião em Lages foi a primeira do ano e serve também para tirar posicionamentos ao Fórum Estadual de Cultura que acontecerá de 24 a 26 de março em Pirabuta, com presença de todos os municípios de Santa Catarina.
Oneris Lopes
Jornalista (DRT – 4347/SC) – AMURES
Associação dos Municípios da Região Serrana