Obras da Ferrovia da Integração podem iniciar em dois anos em SC
Edital para obras foi assinado nesta sexta-feira (10) em Chapecó, no Oeste.
Prazo para os três trabalhos é de 22 meses e custo é de R$ 68,7 milhões.
A assinatura do edital da Ferrovia da Integração, que vai ligar o Oeste de Santa Catarina ao Litoral, foi feita pelo ministro dos transportes Cesar Borges, pela ministra das relações institucionais Ideli Salvatti, pelo presidente da Valec Engenharias, Construções e Ferrovias, Josias Sampaio, e pelo coordenador da frente parlamentar das ferrovias, deputado federal Pedro Uczai. O ato ocorreu nesta sexta-feira, na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
“Agora começamos a vislumbrar a perspectiva de avançar com o desenvolvimento regional e ter a certeza de que o Oeste não vai parar. Conseguiremos assumir um novo patamar competitivo”, comemorou o presidente da ACIC, Mauricio Zolet.
O edital contempla o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, o estudo aerofotogramétrico e o projeto básico de engenharia. O prazo para os três trabalhos é de 22 meses e o valor do investimento do Ministério dos Transportes nesse edital é de R$ 68,7 milhões. O eixo da ferrovia vai passar por Itajaí, Chapecó, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. “Vamos ganhar tempo para poder iniciar a obra dentro de no máximo dois anos. A execução vai exigir no mínimo quatro anos”, informou o ministro dos Transportes.
O vice-presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, Neivor Canton, comenta que a agroindústria do Oeste catarinense está longe dos grandes centros de consumo e distante das áreas produtoras de milho, o principal insumo. “O transporte ferroviário é a alternativa viável para baratear custos de transporte e o custo final dos produtos. Transporte ágil e barato é fator de atratividade de investimentos regionais e desenvolvimento local”, apontou.
A meta do Governo Federal é expandir de 29 mil quilômetros para 40 mil a malha ferroviária no País até 2020. Estão previstos investimentos de R$ 200 bilhões em ferrovias até 2025 para construção, recuperação, estudos e projetos. Desses, R$ 33 bilhões serão direcionados ao Sul do Brasil.
Fonte: G1 Santa Catarina