O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas está realizando Expedições no Rio Canoas através do Projeto Barco Escola Rio Canoas,

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoas está realizando Expedições no Rio Canoas através do Projeto Barco Escola Rio Canoas, desde o dia 02 de julho.  Cerca de 70 estudantes dos municípios de Campos Novos, Abdon Batista, Celso Ramos e os Protetores Ambientais Mirins de Correia Pinto já participaram das Expedições. 

A Expedição tem como ponto de partida a Balsa Santa Ana, no município de Abdon Batista (reservatório da Usina Hidrelétrica da Enercan de Campos Novos) e tem como objetivo criar um momento de interação entre estudantes e as belezas naturais características da bacia, para que possam compreender e disseminar a responsabilidade que devemos ter como cidadãos para preservação das águas para a garantia de seus múltiplos usos, incorporando o Rio Canoas como patrimônio da população da bacia.

 A Expedição/Projeto Barco Escola Rio Canoas, está sendo coordenada pelos membros da comissão consultiva, Eduardo Belo Rodrigues (Samae) Novos), e Murilo Spillere Millanez (Associação de Municípios do Planalto Sul Catarinense – Amplasc). O barco é conduzido por um piloto autorizado pela marinha e um educador ambiental acompanha cada passeio, são percorridos 24 quilômetros no reservatório do rio Canoas, cada passeio com duração de 2 horas.

 No último sábado (06), aconteceu a Inauguração do Projeto, foi um dia ensolarado na Sede de Campo das Hidrelétricas Enercan e Barra Grande, situada no município de Abdon Batista. O secretário executivo João Teles, representando a presidente do Comitê Canoas Sisi Blind, fez uso da palavra para agradecer a participação no evento de toda a comunidade, das lideranças políticas, das instituições membro do comitê e das instituições que apoiaram a Inauguração do Projeto Barco Escola Rio Canoas e Expedições. Falou da importância da divulgação do Comitê para que as pessoas conheçam e tornem o processo de gestão dos recursos hídricos participativo, como preconiza a Política Nacional de Recursos Hídricos. Em seguida as lideranças políticas fizeram seus pronunciamentos e elogiaram a iniciativa, dizendo que é um Projeto inovador em Santa Catarina e deve ter continuidade com a colaboração de todos. Após as manifestações, foi organizado pelo Samae um café de confraternização e em seguida todos foram convidados a participar da Expedição no Rio Canoas. 

Estiveram presentes os representantes das seguintes instituições: Associação dos Municípios de Planalto Serrano (Amures), Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campos Novos (AEACN), Associação Curitibanense de Engenheiros e Arquitetos, Associação dos Ciclistas de Campos Novos, Centro Vianei de Educação Popular, Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Hidrelétrica Enercan e Barra Grande, Empresa Lago Azul, BRF Frigorífero de Campos Novos, Defesa Civil de Curitibanos, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Campos Novos e Curitibanos, Secretaria de Educação de Campos Novos, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Curitibanos e Campos Novos, Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catariana (Programa SC Rural), prefeitos e vereadores dos municípios de Abdon Batista,  Campos Novos, Celso Ramos e Brunópolis, os deputados Valdir Colatto e Romildo Titon e imprensa local. 

Fonte:Tatiana Arruda Correia – Consultora do Programa SC Rural/Comitê Canoas