Preocupada com as conseqüências advindas de situações de desastres naturais, a AMPLASC em Parceria com a Defesa Civil, Ministério da Integração Nacional e Governo Federal, realizou a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, na ultima sexta-feira (21), no auditório da Casa da Cultura em Campos Novos.
Aberto ao público o evento teve como objetivo ouvir dos municípios pertencentes à região da AMPLASC quais as necessidades especificas relacionadas ao tema.
O objetivo geral da 2ª Conferência foi o de promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e a Defesa Civil.
O Tema Central do evento foi Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas Para o Sistema Nacional, tendo como eixos: Eixo I: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres, Eixo II: Integração de políticas Públicas relacionadas à Proteção e a defesa civil, Eixo III: Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil, Eixo IV: Mobilização e promoção de uma cultura em proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes.
A palestrante do evento foi Regina Panceri – Gerente de Capacitação e Pesquisa da Secretaria Estadual de Defesa Civil, após a palestra os presentes foram divididos em grupos para debater os eixos temáticos os quais orientarão os debates a serem realizados durante todas as etapas da CNDC.
Estiveram presentes no evento os Prefeitos dos 07 municipios pertencentes a região e ou seus representantes, Secretária Executiva da Associação, Funcionários públicos, Vereadores, Coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil e demais convidados a prestigiar e participar do evento
As Conferências Intermunicipais serão consideradas equivalentes às Conferências Municipais para efeitos de formulação de propostas e eleição de delegados.