CNM recomenda aos Municípios que conheçam mais sobre o projeto A Cor da Cultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

CNM recomenda aos Municípios que conheçam mais sobre o projeto A Cor da Cultura

Quarta, 23 de julho de 2014.

José Cruz/ABrDiante da importância de educar para a convivência democrática, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda aos gestores municipais que conheçam mais sobre o projeto A Cor da Cultura.

A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, que desenvolve material didático e realiza capacitações de professores e gestores da educação, com objetivo de contribuir para a implementação da Lei 10.639/2003 no sistema educacional brasileiro, inicialmente no ensino fundamental e agora também na educação infantil.

Em 2003, a Lei 10.639 introduziu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a obrigatoriedade do ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira.

Logo a seguir, a partir de 2004, começou a ser desenvolvido o projeto A Cor da Cultura, por meio de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan – Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir – Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial.

Fases do projeto
O projeto está em sua terceira fase de implementação. A primeira delas foi desenvolvida de 2004 a 2006, com a implementação do projeto em 31 secretarias municipais para atendimento do ensino fundamental. A segunda fase ocorreu em 2010 e 2011.

Nas duas primeiras fases, foram beneficiadas diretamente 71 secretarias municipais de educação em 13 Estados brasileiros. Entre professores, gestores, supervisores pedagógicos e especialistas dos movimentos sociais, foram diretamente capacitados 5.177 educadores e pelo mesmo 870.000 alunos foram beneficiados pelo projeto.

Na terceira fase em execução desde 2013, A Cor da Cultura está em implementação em 81 Municípios de cinco Estados: Espírito Santo – 14 Municípios -, Goiás – 5 Municípios -, Maranhão -16 Municípios -, Pará – 13 Municípios – e Rio Grande do Sul – 35 Municípios.

Site do projeto
A CNM recomenda aos gestores busquem informações sobre o projeto no site. No endereço eletrônico, os gestores poderão acessar os vários documentos de A Cor da Cultura, como o Marco Conceitual do projeto, e o Kit do programa, com os Cadernos do Professor e a Sala de Música.