Nesta quarta-feira, 1.º de outubro, é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano
O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado nesta quarta-feira, 1.º de outubro. A data traz diversas ações de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, além de ser uma iniciativa a mais para a promoção do aleitamento materno.
Este não é o único dia que celebra a doação. Em 19 de maio, comemora-se mundialmente a doação de leite materno. São mais de 20 países agindo em prol deste ato de amor e generosidade, que salva diversas vidas.
O leite materno é essencial para proteger recém-nascidos porque alimenta e protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Anualmente, o país coleta mais de 160 mil litros de leite humano, com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos.
Saiba como doar:
– escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
– retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
– em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
– escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
– deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
– você poderá usar quando estiver seco.
O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Para novas retiradas de leite para doação, um novo recipiente esterilizado deve ser usado. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.
Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil