Italianos que visitavam Zortéa entre os passageiros do voo Air France

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Representantes da Província Italiana de Trento estiveram em Zortéa na quarta-feira da semana que passou. O objetivo da vinda ao Brasil é conhecer um pouco mais da cultura e das tradições dos descendentes que vieram ao Brasil, grande parte oriundos daquela região.
A comitiva era composta por Giovanni Battista Lenzi, deputado provincial, Luigi Zortéa, prefeito do município de Canal San Bovo, Rino Zandonai, presidente da Associação Trentinos no Mundo e Iracema Moser Cane, presidente da Federação dos Círculos Trentinos no Brasil. A vinda ao município de Zortéa foi acertada pelo prefeito Paulo Francheschi quando a comitiva visita o Circulo Trentino em Luzerna. O fato do prefeito de San Bovo ter o sobrenome Zortéa ajudou na decisão.
Segundo o deputado Giovanni Batista Lenzi, o objetivo da visita ao Brasil e a Zortéa é encontrar uma comunidade com as mesmas afinidades e propor um intercâmbio de experiências e conhecimentos.
Giovanni que também representava o governo de Trento informou que a Província de Trento mantém como braço operativo a Associação Trentinos no Mundo, dirigida por Rino Zandonai. Atualmente no Brasil existem 63 Círculos que se unem as administrações municipais para incentivarem o crescimento e a preservação da história e da cultura. Na região existe um Circulo em Luzerna e outro em Xanxerê.
Giovanni disse que levará uma boa impressão do Brasil. “Trata-se de um povo trabalhador e de um país que continua crescendo muito não sentindo como outros países os problemas econômicos que assolam a Europa e demais países”.
O prefeito Luigi Zortéa acredita haver muita afinidade entre o seu município Canal San Bovo e Zortéa, “afinal de contas, o fundador Antonio Zortéa é natural de Canal San Bovo, ouj seja nosso conterrâneo”.
Luigi está confiante num entrelaçamento das relações entre o seu município e Zortéa e que tudo deverá começar a partir desta visita. Num primeiro momento haverá a troca de informações sobre a cultura e num segundo momento um intercambio socioeconômico, com a troca de informações entre as comunidades.
Luigi mostrou-se impressionado com aquilo que viu na região. Registrou a organização das cidades, a situação das rodovias, a beleza das casas e a força do trabalho, especialmente na agricultura. “Estou muito bem impressionado com aquilo que estou vendo”, disse Luigi.
PAULO FRANCHESCHI
O prefeito Paulo Francheschi estava satisfeito com a visita da comitiva italiana, fato até então inédito para o seu município. Paulo disse que esse intercambio que se pretende estabelecer entre os dois municípios será importante para todos, não apenas na área cultural, mas também na troca de informações e no desenvolvimento. “É bom saber que as autoridades Trentinas estão preocupadas e interessadas em saber como vivem aqueles que migraram para o Brasil a mais de 100 anos”.
Durante a visita o prefeito Paulo apresentou um pouco da história da criação da comunidade e do município. Em termos de visita, Francheschi mostrou a Cabanha Agro Ouro e o Lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho.
MORTE EM ACIDENTE
No início da tarde de segunda-feira (01) chegou a informação de que os três italianos que visitaram o Zortéa estavam no voo AF 447, da Air France que decolou do Rio rumo a Paris e desapareceu na noite de domingo.. Rino Zandonai, diretor da Associazione Trentini Nel Mondo; Giovanni Batista Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento e Luigi Zortea, prefeito de Canal San bovo, na Itália estiveram em Luzerna e Zortéa na semana que passou.
O prefeito de Zortea Paulo Francheschi mostrou-se chocado com a notícia e aguardava a confirmação oficial da queda do avião para decretar luto oficial em seu município.

 

Fonte: Prefeitura Municipal do Zortéa