Secretaria de Saúde de Zortéa realiza palestra sobre a gripe H1N1

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

        A Secretaria de Saúde de Zortéa por meio da Vigilância Epidemiológica realizou na última terça-feira (11) no período da manhã uma palestra de ação preventiva para todos os membros do CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas), o intuito do encontro foi fazer com que os comerciantes absorvam e repassem corretamente as informações para seus clientes, além da excelência na conduta. O médico responsável por conduzir as informações foi o Dr. Clomar Milani. 

            Durante o período da tarde outra palestra educativa foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.  O encontro foi realizado no auditório do G.E.M. Horizonte e contou com a participação de diretores, professores e funcionários da rede municipal e estadual de ensino. A palestra reforçou as informações a respeito do vírus Influenza A H1N1, sobre o manejo com os alunos, limpeza de utensílios, higienização das mãos, além de outros procedimentos preventivos. A palestra foi ministrada pelo médico do PSF Francisco Solano.

            Ao final o Secretário de Saúde Aiques Martins Zampieri comentou sobre a preocupação de repassar todas as informações necessárias, e disponibilizar o máximo de informações possíveis sobre como se precaver e mesmo proceder diante de possíveis casos suspeitos da doença. Reforçou ainda que, a Secretaria de Saúde está à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

           

Saiba mais – O vírus Influeza A (H1N1) causa uma doença respiratória aguda, transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio do espirro ou tosse e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas da gripe A (H1N1) e a sazonal são os mesmos e se confundem: febre repentina acima de 38º, coriza, cansaço, dor de cabeça, tosse, dores musculares, nas articulações e de cabeça.

A prevenção ocorre com a adoção de alguns cuidados básicos de higiene, como lavar bem e freqüentemente as mãos com água e sabão; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar tocar olhos, boca e nariz após contato com superfícies; e cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Ninguém deve tomar medicamentos sem orientação médica. A Auto-medicação pode encobrir sintomas, dificultando o diagnóstico e causando resistência ao vírus.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Zortéaz