Durante a manhã de segunda-feira (17/08), no Palácio da Agronômica, em Florianópolis, cerca de 50 prefeitos e presidentes de Associações, além do presidente da FECAM (Ronério Heiderscheidt) e do presidente da AMPLASC (Antonio Gonçalves), participaram de reunião convocada pelo Governador Luiz Henrique.
Participaram ainda, o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Eduardo Cherem, a Secretária-Adjunta de Saúde, Carmen Zanotto, o Secretário de Educação, Paulo Bauer, o Secretário Executivo de Articulação Nacional, Geraldo Althoff e o Chefe da Vigilância Epidemiológica do Estado. A reunião teve por objetivo avaliar as medidas já tomadas e as medidas a serem tomadas em relação à Influenza A,
Carmen Zanotto explanou sobre as implicações da doença e ainda apresentou dados estatísticos sobre a incidência da Gripe A e da Gripe Comum. Já o Secretário de Saúde do Estado, informou aos prefeitos que os municípios serão ressarcidos das despesas extras com internamentos, kits de bio-segurança e aquisição do medicamento Tamiflu, que por orientação do Governo do Estado, deve ser oferecido a todos os casos suspeitos da Gripe A.
O Secretário, Paulo Bauer, refez o pedido para que os municípios que suspenderam suas aulas retomem devido à preocupação com o transporte dos alunos da rede estadual que é oferecido pelos municípios. Caso este que não acontece no município de Campos Novos, pois o transporte para todos os alunos da rede estadual continuam sendo oferecidos, no entanto, o decreto municipal continua valendo. As aulas no município retornam no dia 24 de Agosto e até segunda ordem, os eventos, abertos ou fechados, continuam suspensos até o dia 31 de Agosto. Bauer ainda recomendou que as escolas distribuam a "etiqueta da tosse" e as "condutas de higiene" para reduzir o risco nas escolas.
Para o Prefeito Vilibaldo muitas perguntas ficaram sem respostas durante a reunião, como por exemplo, afirmações de que a curva de incidência ainda é ascendente e que as recomendações recebidas procuram minimizar os efeitos ou possíveis efeitos ainda incertos da gripe. "Continuamos pedindo à população que fique atenta e que façam consultas periódicas ao site da Secretaria Estadual de Saúde (http://www.saude.sc.gov.br/) para novas informações", complementa Vilibaldo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos Novos