Realizada em Campos Novos 1ª Conferência Regional de Saúde Mental

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na quinta-feira (15/04) aconteceu em Campos Novos a1ª Conferência Regional de Saúde Mental, promovida em parceria entre AMPLASC, 8ª Secretaria de Desenvolvimento Regional e Secretaria Municipal de Saúde de Campos Novos.

A Conferência teve por objetivo  ganhar espaço político e econômico, buscando melhorias na rede de assistência à saúde mental com a exposição dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos na área em contrapartida, buscando soluções para os municípios que ainda não dispõe de programas para o tratamento em saúde mental.

O tema central da Conferência foi: "Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios" e, de acordo com este tema, foi trabalhado sobre Saúde Mental. Na palestra inicial foram expostos os inúmeros avanços que ocorreram na área de assistência em saúde mental, desde a crise no modelo hospitalocêntrico ou asilar, a grande batalha para modificar os métodos de assistência até a implantação de serviços para tratamento em saúde mental como os CAPS e outros Programas específicos, consolidando os avanços na área. Durante a tarde, nos grupos de trabalho, foi discutido sobre a problemática na área, formulando propostas em busca de soluções.

A conferência teve como palestrantes: Luana Lorenzini – Psicóloga e coordenadora do CAPS de Campos Novos, com especialização em Saúde Mental e atenção psicossocial e psicopedagogia. Luana ministrou a primeira palestra falando sobre "Os Centros de Atenção e o cenário atual" e expondo o trabalho que é desenvolvido pelo CAPS e pelo Programa de Saúde mental de Campos Novos.

Dr. Hélio Barbosa Oliveira – Médico com especialização em Psiquiatria, falou sobre "Saúde mental na rede básica de assistência" e Drª Maria Elizabeth Do Valle – médica psiquiatra do CAPS de Campos Novos, falou sobre Saúde Mental X Doença Mental: formas de prevenções.

O evento foi aberto ao público e participaram gestores, servidores,  profissionais da área da saúde, da educação, do esporte, do social e de diversas outras áreas, familiares e usuários de Campos Novos e dos de mais municípios participantes.

Para Luana Lorenzini o evento foi um sucesso. "Tivemos um público de mais de 100 pessoas e que durante as palestras demonstraram interesse, contribuindo com questionamentos e idéias. Durante a tarde, nos grupos de trabalhos, também tivemos uma grande participação envolvendo vários setores. Nestes grupos foram elaboradas várias propostas que serão apresentadas na próxima etapa, que é a Conferência Estadual, buscando uma solução para os problemas na área de Saúde Mental".

Luana salienta também que "Saúde Mental é um assunto relativamente novo e, que vem necessitando maior atenção a cada dia. Problemas relacionados à saúde mental vem se tornando mais próximos de todos nós. São cada vez mais comuns diagnósticos de depressão, transtornos de humor, pânico, psicoses, e a crescente dependência química que vem assombrando o seio da nossa sociedade.  Por isso e por muitos outros motivos precisamos trabalhar sobre saúde mental, sanar dúvidas, eliminar preconceitos, desmistificar o assunto, reintegrar quem tanto sofre com isto ao nosso meio social, disseminar o conhecimento na área, buscando oferecer tratamentos mais humanos e eficazes em saúde mental, pois, Saúde Mental  é um direito e também um compromisso de todos nós!"

O CAPS em Campos Novos atende 340 usuários cadastrados entre intensivos, semi-intensivos e não intensivo.  Já o Programa de Saúde Mental presta assistência a 850 pacientes. Aos usuários são oferecidos serviços de acolhimento, triagem e atendimento individual nas áreas de Psiquiatria; Psicologia; Enfermagem e Terapia Ocupacional.

Psicoterapia de Grupo:

* Grupo Psicoterapêutico "Viver Melhor"

* Oficina do Esporte

* Oficina da Saúde

* Grupo "Corpo e Mente" – Relaxamento

* Grupo de Musicoterapia "Quem canta seus males espanta!"

* Grupo "Nova Vida" – D. Q.

* Grupos de Terapias Alternativas: Oficina Culinária, Grupo de Jogos,  Grupo de Contos, Oficina do Cinema.

Terapia Ocupacional:

* Oficinas Terapêuticas

* Educativa

* Grupos de Atividades da Vida Diária e Vida Prática

* Atividades Laborativas

* Horticultura e Jardinagem

Atividades Externas e Festividades

Atendimento Familiar:

* Visitas Domiciliares

* Contato Terapêutico Familiar

Encontro da Equipe Multiprofissional:

* Reuniões, Grupo de Estudo, 

* Análise de Casos, Planejamento de Atividades.

O CAPS em campos Novos atende prioritáriamente casos de transtornos mentais severos e/ou persistentes, exemplo: psicoses, esquizofrenias, neuroses graves, depressões graves, entre outros diagnósticos, e ainda casos de dependência química, que segundo Luana, é a patologia que está em primeiro lugar nos dados estatísticos de patologias do CAPS. "São pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida" finaliza ela.

 

 

Fonte: – Prefeitura Municipal de Campos Novos