Administração municipal de Campos Novos apresenta projeto de coleta seletiva aos supermercadistas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Administração municipal apresenta projeto de coleta seletiva aos supermercadistas

   Campos Novos – Uma reunião foi realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) na noite de terça-feira (15) com o intuito de colocar em pauta o programa de coleta seletiva idealizado pela administração municipal. Com o slogan  "Coletar e reciclar é só começar", a diretora do departamento de modernização administrativa,  Maria Vitória Mantovani,  apresentou aos representantes de supermercados o novo projeto.

   A primeira etapa será trabalhada com a prefeitura e supermercados, e através de campanhas educativas nas escolas do município. A ideia inicial é que os supermercados distribuam sacolas verdes aos consumidores na hora das compras, para que elas sejam utilizadas na hora de armazenar o lixo reciclável na hora da separação. Essa atitude facilitaria a coleta dos agentes ambientais que encaminhariam os materiais para as indústrias de reciclagem.

   O projeto teve grande aceitação dos representantes dos supermercados, que ficaram responsáveis em distribuir sacolas de cor verde aos consumidores na hora da compra.

   De acordo com Vitória, o principal objetivo é separar o lixo seco do orgânico. O projeto faz parte da política nacional de resíduos sólidos. O município que não realizar coleta seletiva até o ano de 2014 deixa de receber recursos do governo federal.

   "Nossa cidade está implantando a coleta seletiva e em breve, estará atendendo todo o município. Todos os materiais serão coletados pelos agentes ambientais e encaminhados para indústrias recicladoras. Isso resulta na geração de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para toda a população", observa Vitória.

   Segundo ela, os resultados a serem alcançados com esta campanha não dependem exclusivamente do poder público, mas principalmente de cada cidadão, que também precisa fazer a sua parte. "Este trabalho depende do empenho de todos", completa.

   Ela acredita que a principal dificuldade será conscientizar a população para a separação correta do lixo, que requer mais tempo e cuidado. "Atualmente em Campos Novos as pessoas não tem o hábito de separar o lixo para a coleta".

Fonte: Jornal Planalto