Zoonoses é tema da palestra realizada pela CIDASC em Zortéa
O relacionamento do homem com os animais é muito antigo e a proximidade entre eles vem aumentando a cada dia. No entanto, é possível contrair algumas infecções e doenças comuns ao homem e aos animais, as chamadas zoonoses.
Sendo assim, a CIDASC realizou durante à tarde da última quarta-feira (17), no auditório do GEM Horizonte Núcleo I, uma palestra sobre o tema zoonoses (brucelose, tuberculose e raiva), que foi direcionada para líderes comunitários, tais como: professores, servidores da educação, além da equipe do ESF da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da palestra foi esclarecer dúvidas, disseminar informações, além de orientar sobre os procedimentos básicos que devem ser adotados para prevenir e lidar com a doença.
Os médicos veterinários da CIDASC, José Alfredo de Freitas Lopes e Fernanda Magalhães Stalliviere, proferiram a palestra abordando pontos importantes sobre o contágio, a contaminação, a propagação e a prevenção da brucelose, tuberculose e raiva. Fernanda Magalhães Stalliviere explicou ainda que as zoonoses são doenças de animais transmissíveis ao homem, ou aquelas transmitidas do homem para os animais através de diversos microorganismos como bactérias, fungos, vírus e etc.
Outro fator destacado foi a infecção dos rebanhos que acarreta numa série de problemas, passando da interdição da propriedade até o encerramento de comercialização dos produtos, bem como o alto custo do tratamento e o abate do animal.
A palestra faz parte dos mecanismos de prevenção das doenças, adotado pela CIDASC como forma de aplicar medidas antecipadas que permitam impedir ou quebrar os elos da disseminação de doenças. Durante a palestra também foi distribuído material informativo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Zortéa