CRAS de Zortéa realiza curso em parceria com SENAR
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR ), promoveu um curso de Corte e Assado de Carne Suína.
O curso ocorreu no mês de março e contou com uma carga horária de 16 horas com a participação de 13 pessoas da área rural e urbana do município, que são atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
Segundo a coordenadora do CRAS, Juliana Nosswitz, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as técnicas e vantagens da produção de cortes e assados de carne suína; cuidados com a higiene na manipulação de alimentos; segurança e saúde no trabalho; como cortar e classificar carnes; formulações, aditivos e condimentos; preparação de produtos: como pernil recheado, costela recheada, porco recheado, porco à
paraguaia, porco à pizza, paleta à pururuca, cortes temperados.
Para a elaboração de cada produto foi disponibilizado para os participantes um manual de apoio com a relação de ingredientes e o desenvolvimento do produto passo a passo, para que possam obter melhor qualidade na elaboração de receitas que enriquecem e estimulam aos novos hábitos de alimentação das famílias.
O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR, Lineu do município de Erval Velho, os participantes levaram para casa uma pequena mostra dos produtos fabricados durante o curso.
Conforme o secretário de Assistência Social, Valdecir o curso oportunizou aos participantes mais conhecimento sobre a carne suína e como consumi-los adequadamente.