Fundema fará o papel da Fatma no município
O diretor superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), Silvio Henrique de Almeida Lopes Sobrinho, reuniu na noite de segunda-feira (22) os membros do Conselho deliberativo, vereadores e também a imprensa local para apresentar o que é e quais as funções desta entidade que por lei existe desde o dia 22 de outubro de 2010 e só a partir de agora passará a funcionar na prática.
Os objetivos da Fundema é executar a política ambiental do município de Campos Novos, podendo para isso celebrar contratos e acordos com entidades públicas e privadas. "Vai fazer o papel da FATMA aqui com a vantagem de poder acelerar os processos que hoje demorar meses ou até anos para serrem liberados. Só não poderemos atuar em obras regionais ou estaduais", destaca Silvio Henrique.
Atualmente, além do diretor, fazem parte do quadro e funcionários da Fundação Municipal de Meio Ambiente é composta pelo engenheiro ambiental Paulo Eduardo Fachin, que é diretor de Meio Ambiente a Secretaria Municipal de Agricultura e o engenheiro florestal André Luiz Guidine, que é gerente de projetos e fiscalização da prefeitura. Além deles, mais uma secretária compõe o quadro. A ideia é fazer com que a entidade consiga se manter financeiramente com os próprios recursos arrecadados ao longo do tempo. Por enquanto, recursos da administração municipal precisarão ser remanejados.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente será administrada por um Conselho Deliberativo composto de oito membros, sendo: um representante do Poder Executivo; um representante de entidade ligada ao meio ambiente; um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; um representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos ; do Sindicato Rural; do Núcleo de Técnicos Agrícolas do Município; da Acircan (Associação Empresarial Rural e Cultural Camponovense) e da Unicampo (União das Associações de Moradores).
Com informações do Jornal Planalto – Daiane Celso