SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ZORTÉA

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ZORTÉA

agricultura
Créditos: palestraBaixar Imagem

SECRETARIA DE AGRICULTURA DE ZORTÉA

No último dia 09 de setembro, a secretaria de agricultura de Zortéa realizou uma palestra direcionada aos produtores de gado de corte e leite. O tema da palestra foi produção de carne e leite a base de pasto com Vilson Koroll que é médico veterinário da Epagri de Treze Tílias.

O encontro aconteceu no novo centro de treinamento para jovens e agricultores de Zortéa, pois este local foi construído com o objetivo de oferecer este tipo de treinamento aos agricultores.

Segundo o secretário de agricultura Aiques Martin Zampieri, o objetivo da palestra é repassar aos produtores a importância de se produzir proteína animal, leite ou carne a base de pasto, pois  o custo é relativamente baixo se comparado as rações, portanto aumentando o lucro do pequeno produtor. A participação foi boa porque justamente vários produtores do município trabalham principalmente com gado de leite, e a grande maioria é de médias e pequenas propriedades.

Pesquisas recentes em integração lavoura-pecuária para a produção de leite e carne, baseado em pastagem mostram ser está, uma alternativa viável, de alta sustentabilidade e que permite maior lucratividade aos produtores. Os benefícios econômicos da diversificação das propriedades agrícolas pela integração lavoura-pecuária podem ser resumidos em aumento da rentabilidade, diminuição da dependência dos produtores no que diz respeito aos cultivos de grãos e produção de leite e carne, de forma altamente competitiva em relação ao custo e a qualidade.

O principal objetivo destas informações repassadas aos produtores de leite, por exemplo, deva ser o aumento do lucro e não o aumento da produção individual de suas vacas. Isso é possível com a otimização da produção de leite da propriedade, por meio da melhor utilização dos recursos disponíveis, de uma maior ênfase no manejo e fertilidade dos solos destinados a produção, bem como a procura de uma menor dependência da alimentação adquiridas fora da propriedade. Os produtores que adotarem tecnologias e manejos adequados e que permitam baixar os custos de produção poderão alcançar a sustentabilidade necessária para permanecer na atividade. A produção de leite e carne a pasto é o sistema mais econômico, a pastagem é a fonte de nutriente mais econômica em qualquer parte do mundo, mas principalmente em países em desenvolvimento. Além do aspecto econômico, a utilização mais racional das pastagens auxilia na preservação dos recursos renováveis e permite a produção de leite e carne sob condições mais naturais.

Algumas características desejadas para as vacas com produção de leite a pasto:

  • Boa produtividade;
  • Boa persistência de lactação;
  • Menor porte (média e pequena);
  • Tetas mais curtas;
  • Pernas mais altas;
  • Cascos mais resistentes;
  • Boa tolerância ás temperaturas elevadas;
  • Menor infestação por carrapato;

A secretaria de agricultura de Zortéa, tem procurado dentro do possível oferecer aos agricultores do município todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de suas atividades, assim dando atenção e ânimo para que todos permaneçam cultivando suas terras, produzindo leite e carne de qualidade e principalmente obtendo maiores lucros para que permaneçam na agricultura com boa qualidade de vida.