Rede Municipal de Ensino encerra encontros do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Rede Municipal de Ensino encerra encontros do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

No sábado (08/11) aconteceu o encontro de encerramento da formação continuada para os professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – em Campos Novos.

O evento foi realizado no GEM Jardim Bela Vista e contou com a presença do prefeito Nelson Cruz, vice-prefeito Jairo Luft, secretária Municipal de Educação Rosângela Schuster Luft, equipe da Secretaria de Educação e representantes das equipes gestoras das escolas.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa são desenvolvidas ações que contribuem para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças, para o planejamento e avaliação das situações didáticas e para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

Um dos eixos de atuação do PNAIC é o curso presencial para os professores alfabetizadores iniciado em 2013, na área de linguagem. Neste ano de 2014 o trabalho teve como foco os direitos de aprendizagem em matemática e buscou ampliar as reflexões das práticas e das experiências de cada um dos professores, auxiliando-os na tarefa de conquistar a alfabetização matemática dos alunos do 1º ao 3º ano.

Os encontros com os professores alfabetizadores aconteceram desde o início de fevereiro e foram conduzidos pelas orientadores de estudos professoras Alexandrina Gois Spader e Eunice Terezinha Stefanes e coordenado pela professora Magali Corona Mecabô.

“Esta formação contribuiu ricamente para o aprendizado, despertou velhas práticas adormecidas, bem como permitiu vivenciar novas formas de explorar mesmos conceitos, aplicando a matemática no cotidiano, tornando o aprender mais significativo para alunos. Neste sentido, a alfabetização matemática é entendida e aplicada como instrumento para leitura do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas”, destacou a professora Magali Mecabô.

 Cerca de 45 professores estiveram presentes para prestigiar e comemorar o encerramento do PNAIC que esse ano fechou com chave de ouro com a visitação aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula explanados pela professoras alfabetizadoras  e a palestra da professora Selma Felisbino Hilleshem. Selma é Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, participa do grupo de pesquisa GEPEM, atua como professora de matemática na Educação Básica e como formadora de estudos do PNAIC em Santa Catarina e discorreu sobre o tema “A Matemática na Perspectiva do Letramento”.