FORMATURA DO PROERD EM ZORTÉA

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

FORMATURA DO PROERD EM ZORTÉA

PROERD
Créditos: ZORTEABaixar Imagem

Aconteceu na noite de terça-feira dia 18 de novembro, no ginásio municipal de esportes de Zortéa, a formatura de 131 alunos de 5º anos e 7º anos participantes do PROERD, que receberam o certificado de conclusão do curso e prestaram o compromisso de resistirem ás Drogas e a Violência.

Estiveram presentes o Sr. Rodrigo Statdlober Pedroso, tenente da PM comandante da 3ª CIA/26º BPM, o senhor prefeito municipal Paulo Franceski, vice-prefeita Marcia Jung, a gerente de planejamento e avaliação da 8ª SDR Alcides Mantovani, secretária de educação de Zortéa Nilvane Wilpert Pires e outras autoridades municipais.

Os instrutores do PROERD que trabalharam durante as lições com os alunos do 5º anos e 7º anos nas escolas do município foram os cabos Gilmar Marco Pereira e Dalmir Mocelin.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) tem como missão educar as crianças no seu habitat, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a autoestima da criança e apresentando a ela um modelo positivo de vida.

O PROERD é um Programa essencialmente preventivo, precede as ações de repressão ao uso e tráfico de Drogas, e a contenção de todas as formas de violência em todos os seus aspectos (físico-psicológicos), e como tal, tem como finalidade evitar que crianças, adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas Drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema em foco.

O Programa através de suas lições, ensina aos alunos de forma simples, descontraída e lúdica utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros, auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “NÃO” às drogas e à violência.

O PROERD tem por base o projeto D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), com origem na cidade de Los Angeles, Califórnia – EUA. Em 1983, foi desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, policiais e pedagogos, sendo aplicado então pelo Departamento de Polícia de Los Angeles – LAPD –, em parceria com o Distrito Unificado Escolar daquela cidade, obtendo grande sucesso e aceitação, o que fez com que rapidamente se estendesse para todos os Estados norte-americanos. Hoje administrado pela Organização não governamental D.A.R.E. Internacional, com sede no referido local sendo desenvolvido em mais de 50 países.

Em Zortéa, desde 2004 o programa já formou aproximadamente 1.130 alunos de 3º, 4º, 5º e 7º ano e mais os 131 alunos deste ano.

Todos os alunos que receberam o certificado de conclusão fizeram um compromisso de ser fiel aos ensinamentos, resistindo as Drogas e a Violência. Todos os alunos que participaram do PROERD, ao final do curso efetuaram uma redação/texto, abordando o tema: PROERD, PREVENÇÃO E VIDA, relatando os conhecimentos adquiridos em sala de aula durante as lições.

Os classificados foram os seguintes:

Do Grupo Escolar Municipal Horizonte Núcleo 1 os alunos:

  • Danlei Lopes da Cunha Alves 5º ano 01;
  •  Wellinton Verza Toldo 5º ano 02;
  •  Mirela Capelline da Silva 5º ano 03;

Do Grupo Escolar Municipal Horizonte núcleo ll alunos:

  • Bruna Bossacro 7º ano 01;
  •  Natalia Aline França 7º ano 02;
  •  Gabriela Darold 7º ano 03;

A direção e professores das unidades escolares efetuaram a escolha de um texto ou redação, representando os alunos de cada turma participante do programa, e através de um sorteio, dois destes alunos fizeram a leitura de suas respectivas redações. Após isso, foi feito o sorteio de uma bicicleta a um dos alunos classificados e a contemplada foi Gabriela Darold do 7º ano 03 da escola Horizonte Núcleo II.

Antes do encerramento do evento, foi apresentado o mascote do PROERD o leãozinho DARE, ele estimula e incentiva as crianças e adolescentes a dizerem não as Drogas. Todas as crianças acompanhadas do sistema de som cantarão a canção do PROERD juntamente com os instrutores e mascote.