MUNICÍPIO DE ZORTÉA REALIZA SEMINÁRIO LOCAL DO PNAIC
pnaic
Créditos: ZortéaBaixar Imagem
PNAIC
O Município de Zortéa, em parceria com os Municípios de Celso Ramos, Monte Carlo e Vargem, realizou neste dia 14 de novembro de 2014 a 1ª Etapa do Seminário Local do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
O objetivo do evento, organizado pelas orientadoras de estudos dos municípios, foi de relatar os trabalhos desenvolvidos nos Encontros de Estudos, durante as 160 horas de formação oferecidas aos alfabetizadores neste ano letivo, bem como os avanços e desafios para os anos seguintes.
Na oportunidade, aconteceu uma palestra com a professora Lisete Hahn Kaufmann, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, do Pólo 4 de Treze Tílias, que oportunizou aos alfabetizadores cursistas do PNAIC a reflexão acerca da Alfabetização Matemática, a efetivação da proposta que o programa oferece, bem como dos desafios que compete aos professores alfabetizadores.
Esteve presente no evento o prefeito do Município de Zortéa, Sr. Paulo José Franceski, que assegurou a necessidade desta parceria em prol da educação do Município, bem como a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sra. Nilvane Wilpert Pires, que destacou a importância da adesão ao programa do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.
A 2ª Etapa do Seminário Local acontecerá no dia 28 de novembro de 2014, onde estará presente a Coordenadora Regional do Pólo 4 de Treze Tílias, Sra. Clara Iracema Bewianh, que realizará palestra sobre a proposta do programa, na perspectiva da Linguagem. Neste momento, os professores alfabetizadores farão relatos de experiências, de suas sequencias didáticas, desenvolvidas neste ano letivo.
A orientadora de estudos do município de Zortéa, professora Joelma Magrinelli Susin, destaca: “Acreditamos que aceitando este desafio proposto a cada um de nós, estamos desenvolvendo ações que assegurem aos nossos educandos seus direitos a aprendizagem significativa, garantindo-lhes o acesso à alfabetização e letramento. O Pacto pretende contribuir na formação de indivíduos capazes de participar ativamente do mundo, frente às diversas realidades e demandas socioculturais”.