SECRETARIA DE SAÚDE
Secretaria
Créditos: SaúdeBaixar Imagem
A secretaria municipal de saúde de Zortéa, já está com atendimento normal em todos os setores.
No ano passado foi realizado concurso público, onde foram contratados dois médicos que são efetivos do município, com isso, é possível iniciar os agendamentos de consultas já no início do ano, não deixando a população desassistida por muito tempo, principalmente no 1º mês do ano. Anteriormente era necessário todo um tramite burocrático para poder contratar médicos temporários.
Também foi contratada através do concurso público uma farmacêutica que é responsável pela farmácia do posto de saúde. Os medicamentos já estão em fase de licitação para abastecer a unidade de saúde o mais breve possível.
Os agendamentos de consultas médicas, odontológicas e exames em geral, continuam sendo realizados nas quintas-feiras no período da manhã.
Os grupos de PSF já estão trabalhando normalmente, pois também no ano passado foi realizado concurso público para a contratação dos agentes.
Segundo a secretária de saúde Analu Schimidt, uma das dificuldades enfrentadas no ano passado foi à questão do agendamento de consultas ou exames, onde pessoas marcam consultas ou exames e não comparecem no dia e hora marcada, não avisam e assim tiram as vagas de outras pessoas que estão precisando. É bom lembrar, que as pessoas que fazem isso, vão para o final da lista de agendamentos. Analu salienta ainda, que no ano passado a secretaria de saúde de Zortéa recebeu ótima avaliação do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) do Governo Federal. Este programa classificou o município como da média na questão “Saúde Bucal” e muito acima da média em “Atenção Básica”. “Isto com certeza aumenta nossa responsabilidade, pois não podemos retroagir e sim melhorar ainda mais nossa qualidade nos serviços prestados a população.
A prefeitura de Zortéa tem um convênio com o hospital Nossa Senhora das Dores de Capinzal, onde é feito o repasse de verba mensalmente para que toda a população tenha atendimento de urgência caso seja preciso.
OBS: Não se esqueça, de quando se dirigir ao Posto de Saúde ou plantão médico do Hospital, sempre levar consigo os documentos como RG, CPF, cartão do SUS e caso for criança levar a carteirinha de vacinação.