Profissionais devem se apresentar nos Municípios até 20 de fevereiro para o programa Mais Médicos
Os profissionais selecionados na primeira chamada do programa Mais Médicos têm até 20 de fevereiro para se apresentarem nos Municípios onde foram alocados. Os médicos deverem se apresentar ao gestor municipal com uma cópia do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso e do registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina ou declaração de que apresentará o documento até o dia do início das atividades. Em contrapartida, o profissional deverá solicitar o comprovante da validação da sua vaga. Quem não cumprir essa etapa ficará fora de novas chamadas do programa.
O gestor municipal deverá concluir a validação da inscrição do profissional no sistema do programa, afim de garantir o profissional no seu Município. Somente com este procedimento o médico será assegurado a exercer suas atividades.
Nesta primeira chamada apenas profissionais com registro no Brasil puderem se inscrever. Dos mais 15 mil inscritos, 12.580 foram selecionados e 3.936 conseguiram ocupar as vagas. Sendo que uma grande maioria optou pelo benefício de pontuação de 10% nas provas de residência médica.
Novas fases
As vagas que não forem efetivadas na primeira fase serão disponibilizadas na segunda chamada do programa que ocorrerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. A 3.ª chamada está prevista para os dias 17 e 18 de março. Caso ainda tenham vagas disponíveis após os períodos descritos, será aberta nova chamada para profissionais brasileiros formados no exterior em 10 de abril, e no dia 05 de maio, para médicos estrangeiros.
Da Agência CNM com informação do Ministério da Saúde