Informações preventivas às gestantes
Grupo de Gestantes da Secretaria de Saúde de Vargem inicia atividades de 2015. Projeto busca sensibilização sobre os cuidados necessários nesta etapa da vida e também há troca de experiências entre futuras mamães.
O Grupo de Gestantes de Vargem, desenvolvido pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município, iniciou as atividades de 2015 no dia 11 de fevereiro. O grupo formado por futuras mamães do município tem o objetivo de proporcionar momentos de promoção e prevenção da saúde das gestantes e trocas de experiências, que possibilitam a socialização de diversas questões envolvidas no período gestacional e o esclarecimento de dúvidas.
Neste primeiro encontro, a Psicóloga Coordenadora do NASF, Suzana Stefanes, abordou assuntos referentes aos Aspectos Psicológicos na Gravidez. Já a enfermeira Katyane Heck enfatizou sobre a importância das consultas de acompanhamento no período gestacional, a realização do cadastro das gestantes no programa SISPRÉNATAL, e também repassou o cronograma de atividades do grupo, com encontros realizados a cada 15 dias, iniciando as 08h30min, na Câmara de Vereadores.
De acordo com Katyane Heck cada encontro terá a participação de profissionais distintos, abordando os seguintes temas, nas respectivas datas:
- 11/02/15: Aspectos psicológicos da gravidez, parto e puerpério;
- 25/02/15: Aspectos respiratórios no parto e postura;
- 11/03/15: Primeiro, segundo e terceiro trimestre gestacional;
- 25/03/15: Legislações;
- 08/04/15: Aleitamento materno e primeiros cuidados com o RN;
- 22/04/15: Atenção odontológica à gestante e ao bebê;
- 06/05/15: Cuidados na alimentação materna e infantil;
- 20/05/15: Atividades físicas no período gestacional;
- 03/06/15: Anestesia, contrações, parto vaginal e cesariana;
- 17/06/15: Desenvolvimento da audição, linguagem e fala;
- 01/07/15: Planejamento Familiar (Encerramento).
O grupo de gestantes oferece também às futuras mães, aulas de artesanato com a confecção de trabalhos manuais para seus bebês.
“Matérias Produzidas pelo Jornal O Celeiro”