Encerrando as atividades regionais de Meio Ambiente, tivemos no dia 29 de junho o Seminário Regional no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, que envolveram em torno de 170 pessoas de 10 municípios (Bom Retiro; Painel; Urupema; São Joaquim; São José do Cerrito; Bocaina; Lages; Ponte Alta; Otacílio Costa; Bom Jardim da Serra).
O Seminário Regional de Meio Ambiente foi promovido pelo IABio – Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense – Uniplac, juntamente com os parceiros, Instituto José Paschoal Baggio, Comitê Canoas, Sesc, IFSC,Secretaria de Educação, 27ª Gered, IABio, Policia Militar Ambiental, Grupo Garis, Amures e Cisama, e com o patrocínio do Funserra, Klabin, Baesa e Tractebel.
Na parte da manhã, Rodrigo Silva da Amplasc (Associação de Municípios do Planalto Sul Catarinense) falou sobre Licenciamento Ambiental. Na sequência o promotor de Meio Ambiente Renne Cardoso Braga falou sobre a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e finalizando os trabalhos da manhã o professor Everton Skronski, da Udesc apresentou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Serra Catarinense. Na parte da tarde tivemos a devolutiva do Projeto Lixo Orgânico Zero, a apresentação esclarecedora sobre o CAR – Cadastro Ambiental Rural com o Engenheiro Florestal André Bortolotto, e na sequencia o debate com os membros do Movimento Nacional de Catadores, Alex Cardos e Dorival Rodrigues dos Santos, que destacaram a importância da mobilização e organização para o reconhecimento dos catadores. Para esta palestra em torno de 30 catadores da cidade de Lages estavam presentes. E finalizando os trabalhos os participantes puderam conferir no espaço de fora a exposição dos trabalhos do Projeto Lixo Orgânico Zero e IFSC-Lages.