You are currently viewing Engenheiro Ambiental da AMPLASC Rodrigo da Silva participa de Seminário Regional De Meio Ambiente em Lages

Engenheiro Ambiental da AMPLASC Rodrigo da Silva participa de Seminário Regional De Meio Ambiente em Lages

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Encerrando as atividades regionais de Meio Ambiente, tivemos no dia 29 de junho o Seminário Regional no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, que envolveram em torno de 170 pessoas de 10 municípios (Bom Retiro; Painel; Urupema; São Joaquim; São José do Cerrito; Bocaina; Lages; Ponte Alta; Otacílio Costa; Bom Jardim da Serra).

O Seminário Regional de Meio Ambiente foi promovido pelo IABio – Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense – Uniplac, juntamente com os parceiros, Instituto José Paschoal Baggio, Comitê Canoas, Sesc, IFSC,Secretaria de Educação, 27ª Gered, IABio, Policia Militar Ambiental, Grupo Garis, Amures e Cisama, e com o patrocínio do Funserra, Klabin, Baesa e Tractebel.

Na parte da manhã, Rodrigo Silva da Amplasc (Associação de Municípios do Planalto Sul Catarinense) falou sobre Licenciamento Ambiental. Na sequência o promotor de Meio Ambiente Renne Cardoso Braga falou sobre a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e finalizando os trabalhos da manhã o professor Everton Skronski, da Udesc apresentou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Serra Catarinense. Na parte da tarde tivemos a devolutiva do Projeto Lixo Orgânico Zero, a apresentação esclarecedora sobre o CAR – Cadastro Ambiental Rural com o Engenheiro Florestal André Bortolotto, e na sequencia o debate com os membros do Movimento Nacional de Catadores, Alex Cardos e Dorival Rodrigues dos Santos, que destacaram a importância da mobilização e organização para o reconhecimento dos catadores. Para esta palestra em torno de 30 catadores da cidade de Lages estavam presentes. E finalizando os trabalhos os participantes puderam conferir no espaço de fora a exposição dos trabalhos do Projeto Lixo Orgânico Zero e IFSC-Lages.