ZORTÉA APRESENTA O PROJETO UNITI NO I SEMINÁRIO ESTADUAL DO ENVELHECIMENTO ATIVO EM CHAPECÓ

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

ZORTÉA APRESENTA O PROJETO UNITI NO I SEMINÁRIO ESTADUAL DO ENVELHECIMENTO ATIVO EM CHAPECÓ

 

 

CRAS
Créditos: ZORTÉABaixar Imagem

O município de Chapecó sediou no dia 28 e 29 de julho, o I Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo. A proposta do Seminário foi reunir em um único espaço, representantes de órgãos públicos e privados, universidades, entidades e associações; a fim de debater sobre novas ações e políticas públicas que assegurem a promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas. 

O evento iniciou no dia 28 (terça-feira) de julho, com a apresentação do cenário atual do Envelhecimento no Brasil, com a palestra do Professor da Cátedra Instituto Airton Senna, Dr. Ricardo Paes de Barros. Após, os participantes discutiram o panorama nacional, relacionando com as situações reais de cada município.   

Os debates seguiram pela parte da tarde, com a palestra da Doutora em Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte (MG) Karla Giacomin, que abordou as habilidades e as competências no cuidado à pessoa idosa. Na sequência, foi realizada uma mesa redonda que discutiu os desafios do envelhecimento. Para encerrar à tarde, o administrador e Master em Programação Neolinguística Jardel Beck, explanou sobre: “A Mágica do Envelhecimento Ativo: Aprendizados que nos levam ao sucesso”. 

No dia 29 (quarta-feira) a programação inicia às 08h30min, com a exposição do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, com a palestrante Deputada Estadual e Coordenadora do Fórum e da Bancada Feminina da Alesc, Dirce Heiderscheidt.

Na sequência serão apresentadas experiências exitosas na área. Chapecó mostrará os resultados obtidos através de Práticas de Envelhecimento Ativo. São Miguel do Oeste apresentou sobre o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.

Zortéa apresentou a experiência referente ao projeto UNITI – Universidade da Terceira Idade, projeto este que acontece desde o ano de 2006, sendo uma parceria entre os municípios de Zortéa, Capinzal, Ouro e a Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC Campus de Capinzal.

A UNITI – Universidade da Terceira Idade é um projeto de extensão universitária, que vem consolidar o compromisso social de aproximação da UNOESC com a comunidade. O projeto UNITI iniciou em 2006, e desde sua implantação está vinculado a Política de Assistência social. O projeto visa oportunizar as pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, usuários da Política de Assistência Social a participação em atividades e eventos promovidos pela Universidade, em parceria com os municípios de Zortéa, Ouro e Capinzal.

As atividades são organizadas através de ciclo de palestras, oficinas de artesanato, jogos corporativos, show cultural, tem início no mês de março e término no mês de novembro de cada ano, sendo que os encontros acontecem na 3ª terça-feira de cada mês, com carga horária: 120 horas/aula.

Dentre as atividades propostas pelo projeto desde 2006, destacam-se também aquelas que envolvem os gestores municipais de outras políticas, trabalhadores das diversas políticas públicas: Encontro Intermunicipal de Conscientização pela prática de Atividade Física e Encontro Intermunicipal de Lazer, Conhecimento e Relacionamento da Terceira Idade, que tem como objetivo desenvolver atividades que busquem a integração entre os grupos, a participação e valorização do seu saber. O Fórum Intermunicipal das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa,que tem como objetivos específicos oferecer subsídios para dialogar sobre a realidade da população Idosa dos municípios de Capinzal, Ouro e Zortéa; discutir os marcos legais e regulatórios sobre as Políticas Públicas para a pessoa idosa e sensibilizar as demais políticas públicas sobre a importância do trabalho intersetorial com a pessoa idosa. Projeto de Extensão Capacitar Cuidadores de Idosos, Assessores
 dos Grupos e Agentes Comunitários de Saúde, 
intitulado: “CUIDADOR, AQUI NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ”que tem como objetivo capacitar cuidadores, assessores de grupos de tradicionais e agentes comunitários de saúde, que atuam diretamente com os idosos, buscando subsidiá-los para sua atuação profissional e de auto cuidado, contando com uma equipe multidisciplinar, com carga horária: 50 horas/aula.

Juliana Nosswitz, assistente social do município de Zortéa, enfatizou a importância que foi apresentar a experiência do município de Zortéa num evento de tamanha magnitude, onde oportunizou aos participantes conhecimentos acerca do processo de envelhecimento, a troca de experiências entre os municípios em relação ao atendimento da pessoa idosa, além de compartilhar iniciativas pró-envelhecimento ativo. 

A última atividade programada para o Seminário foi uma mesa redonda com o tema: “Direitos da Pessoa Idosa e as Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social”, com a Assistente Social e Ex-Presidente da Associação Nacional de Gerontologia, Senhora Vera Nícia Fortkamp de Araújo e com a Mestra em Serviço Social e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Gestão 2009-2012), Janice Merigo. O encerramento está previsto para as 12h. 

 

O Seminário conta com a parceria da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), Unoesc Chapecó, Associações de Municípios/SC, Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).