SECRETARIA DE AGRICULTURA ENTREGA MUDAS PARA ASSOMAZ
A secretaria municipal de agricultura de Zortéa vem desenvolvendo um projeto em parceria com a ASSOMAZ (Associação de Mulheres Agricultoras de Zortéa). O trabalho consiste em formar, dar condições e assistência técnica para a implantação e produção de doces e geleias numa cozinha industrial que foi recentemente construída no mesmo terreno onde fica localizada e Escola para Jovens e Agricultores.
Recentemente 12 mulheres associadas à Assomaz concluíram um curso de fruticultura básica em parceria com o SENAR, que durou quatro meses sendo uma vez por semana com duração de oito horas diárias, onde foram estudados vários itens de como cultivar e produzir frutas em pequenos pomares. Elas aprenderam, por exemplo:
· Manejo de plantas concorrentes;
· Irrigação;
· Adubação;
· Quebra de dormência;
· Abertura de ramos Anelamento;
· Polinização;
· Raleio de frutos;
· Aplicação de reguladores de crescimento;
· Esladroamento;
· Franqueamento e desfranqueamento;
· Proteção de frutos; Tutoramento de ramos;
· Práticas fitossanitárias preventivas;
· Poda das plantas frutíferas;
· Objetivos da poda; Tipos de condução;
· Tipos de poda; Época da poda; Intensidade da poda; Princípios da poda;
· Produção de mudas;
· Escolher o local para o viveiro; Preparo do solo;
· Propagação sexuada; Propagação assexuada;
· Tratos culturais no viveiro; Preparo de mudas para comercialização;
· Implantação do pomar; Escolha do local;
· Características do solo; Preparo do terreno; Conservação de solos;
· Instalação de quebra-ventos;
· Espaçamento e alinhamento;
· Cavamento e adubação; Plantio; Estruturas de sustentação;
Na ocasião, todas receberam seus certificados de conclusão do curso, e assim ficaram aptas a desenvolver a próxima etapa.
Esta próxima etapa começou no início do mês de agosto, quando a secretaria de agricultura recebeu e repassou a estas 12 agricultoras várias espécies de mudas para a implantação de pomares, onde será produzida a matéria prima para a cozinha industrial recém-construída.
Cada agricultora deverá plantar um equitare e meio, dando assim um total de seis (06) equitares. Cada mulher receberá 270 mudas frutíferas das seguintes espécies:
Figueiras, ameixa amarela, ameixa roxa, pessegueiro, pera, maracujá, Kiwi, marmelo e cidra. Todas as espécies foram sugeridas por técnicos, porque se adaptam ao clima da região, portanto poderão produzir bem. Outro dado importante é que, cada espécie deverá produzir num período de 01 mês, e assim fornecer a metéria prima durante os 12 meses do ano.
Fonte:Acessoria