Dias 11 e 12 de novembro, tem Diálogo Municipalista no Centro-Oeste no País; inscrições abertas
Elaborada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a programação traz painéis técnicos como o Pacto Federativo e a Pauta Municipalista que tramita no Congresso Nacional, além de outros temas.
As entidades estaduais dos três Estados – Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Associação de Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul) e a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) – são parceiras da CNM na promoção do Diálogo.
Ciclo de capacitações
O Diálogo Municipalista – Encontros Regionais passou pelo Sudeste, Sul e Nordeste. Depois do Centro-Oeste, a CNM finaliza esta edição do projeto no Norte do País, nos dias 23 e 24 de novembro, em Belém (PA).
A realidade de cada uma das macrorregiões brasileiras foi explorada nesta capacitação.
Carta de Goiás
Em carta emitida pela FGM, o presidente da entidade, Divino Alexandre, destaca a importância “do aprofundamento do debate sobre a descapitalização das políticas de desenvolvimento local, para implementação de um modelo eficiente de gestão municipal.”
A FGM é a coordenadora do Diálogo no Centro-Oeste. “A municipalidade não aguenta mais arcar com as responsabilidades que lhe foram impostas, sem a devida contrapartida econômica […] Há décadas não estamos conseguindo implantar uma administração eficiente por falta de um modelo eficaz”, ressalta a carta divulgada pela entidade.