ESFs estiveram de portas abertas para campanha “Novembro Azul”.

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

ESFs estiveram de portas abertas para campanha “Novembro Azul”.

Publicado em 16/11/2015 às 14:17 – Atualizado em 16/11/2015 às 14:18

 

 

No último sábado (14/11), durante todo o dia, as Estratégias de Saúde da Família estiveram abertas realizando a Campanha “Novembro Azul”.

Os serviços ofertados foram: solicitações de PSA para homens acima de 50 anos e com histórico familiar a partir doa 40 anos, teste de Glicemia Capilar, verificação de PA, avaliações odontológicas e orientações em saúde.

Ao total foram realizados: 326 – PSA e 118 avaliações odontológicas.

As unidades de saúde atenderam 402 homens neste dia.
Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dados do câncer de próstata

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que entrevistou cinco mil homens em 2013, revelou que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata, 44% jamais se consultaram com o urologista e 51% nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue.

Diante desses números, não é de se assustar que o câncer de próstata, hoje, seja o segundo que mais acomete homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para 2014, foram esperados 68.800 novos casos dessa neoplasia, segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.