SECRETARIA DE SAÚDE E LIONS REALIZAM TESTES DE VISÃO
SECRETARIA
Créditos: SAÚDEBaixar Imagem
A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o LIONS CLUBE DE ZORTÉA realizaram com a autorização dos pais ou responsáveis no dia 06 de novembro na Escola Horizonte Núcleo I, Teste de Visão com os alunos do 5º ano. As crianças passaram por uma avaliação para detectar problemas de visão que muitas vezes passam despercebidos pelos pais e até mesmo pelo próprio aluno.
Participaram dos testes integrantes do Lions e equipe da secretaria municipal de saúde, que disponibilizou agentes de saúde, enfermeira e médico. Todas as crianças que apresentaram algum tipo de dificuldade de leitura no teste serão encaminhadas através da unidade de saúde do município, para uma melhor avaliação com um Oftalmologista. O Lions clube de Zortéa a principio estará disponibilizando 12 óculos a alunos que não tem condições financeiras de adquirir os mesmos.
Segundo a enfermeira Juliana Tibolla, que esteve acompanhando todos os trabalhos realizados com os alunos, os exames dos olhos é uma parte importante da rotina das crianças para a detecção de doenças oculares, que na maioria das vezes não apresentam nenhum tipo de sintoma. O programa Saúde na Escola é um projeto que visa identificar os problemas visuais relacionados aos alunos matriculados nas escolas públicas municipais.
Existem muitos tipos de testes de visão: testes de acuidade visual, refração, exame de campos visual e testes de visão de cores são alguns deles. Estes testes ajudam o médico a determinar quão bem os olhos estão funcionando
Eles podem ajudar o Oftalmologista a diagnosticar problemas que o paciente está tendo com seus olhos, como glaucoma, catarata, ou daltonismo. Os testes também podem diagnosticar problemas comuns, como miopia ou hipermetropia. A maioria das crianças e adultos necessitam realizar testes de visão anualmente, para detectar quaisquer alterações nos olhos e, ainda, se o paciente vai precisar usar óculos ou lentes de contato.
No que diz respeito às crianças, os especialistas têm opiniões diferentes sobre rastreio de visão e exames e, por isso, o ideal é conversar com o médico para saber o que fazer, pois um diagnóstico precoce de doença ocular na infância é fundamental para que o tratamento seja eficaz. Assim, se o médico ou a família suspeitar de algum problema nos olhos, a criança será encaminhada para um oftalmologista.
A secretária de saúde Analu Chiamolera Schimidt, salienta que este tipo de parceria é fundamental para que vários serviços sejam oferecidos a população de Zortéa.
“Agradecemos ao Lions de Zortéa que não mediu esforços para nos auxiliar na realização dos testes com os alunos, e ainda disponibilizando vários óculos para a doação as crianças de baixa renda” Salientou Analu.