A Área Técnica de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou de reunião para tratar do Trem Turístico da Ferrovia do Trigo nesta segunda-feira, 5 de setembro. A iniciativa procura fomentar o cenário econômico das localidades envolvidas por meio do desenvolvimento do turismo ferroviário cultural.
Estiveram presentes na reunião Técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Prefeitos e representantes dos Municípios participantes do roteiro turístico.
O roteiro do Trem Turístico da Ferrovia do Trigo prevê englobar sete Municípios do Rio Grande do Sul: Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Guaporé. Os turistas que embarcarem na locomotiva poderão vivenciar a cultura, gastronomia e atrativos turísitcos típicos de cada localidade.
Vantagens dos Trens Turísticos Culturais Grande aliado da cultura, esse tipo de roteiro turístico feito pelas ferrovias caracteriza-se pelo transporte não regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos. A prática contribui para a preservação da memória ferroviária e do patrimônio, fortalece atrativos culturais e produtos turísticos das cidades bem como auxilia na diversificação da oferta turística e, consequentemente, no desesenvolvimento econômico das localidades envolvidas.
Cabe ressaltar que o desenvolvimento e a promoção de atrativos relacionados ao Turismo Cultural, bem como de produtos e atividades culturais, integrados a outros segmentos, contribuem para a diversificação da oferta e diminuição do período de sazonalidade turística em determinados destinos cuja oferta turística tenha como vocação principal outros segmentos de turismo, como o Turismo de Sol e Praia e o Turismo de Negócios e Eventos.
O modelo que será implantado O trem que será usado para passeios é o modelo Litorina com capacidade para 56 passageiros e o trajeto do roteiros será de 60 quilômetros. A locomoticva tem tração própria para se movimentar, ar-condicionado e janelas panorâmicas.
As dificuldades Durante a reunião a Amturvales solicitou celeridade no processo de autorização para implantação do empreendimento, pois o projeto já foi entregue em 2014 e até o momento não houve finalização por parte da ANTT e da consessionária que administra a ferrovia.
Tal demora causa um transtorno enorme aos Municípios. Por ainda não ser de responsabilidade legal dos Municípios, a manutenção e segurança das estações é ineficiente e o patrimônio histórico cultural está sendo sucateado e depredado.
A sociedade cobra dos Municípios a finalização do projeto. Além de já terem havido uma série de investimentos em infraestrutura, a ferrovia “cortou” a maioria das cidades mas só trouxe problemas aos habitantes e não os benefícios econômicos e sociais esperados com o desenvolvimento da atividade turística.
Com a implantação do projeto, estudos indicam uma grande possibilidade que o fluxo turístico para aquela região aumente em duas ou três vezes.
Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), o Brasil dispõe de 22 trens com roteiros turísticos culturais em funcionamento. São eles:
- Trem das Montanhas Capixabas (ES)
- Trem das Águas (MG)
- Trem das Cachoeiras (MG)
- Trem da Serra da Mantiqueira (MG)
- Trem das Montanhas Capixabas (ES)
- Trem das Águas (MG)
- Trem das Cachoeiras (MG)
- Trem da Serra da Mantiqueira (MG)
- Trem do Forró (PE)
- Trem da Serra do Mar Paranaense (PR)
- União da Vitória-PR/Porto União-SC (PR)
- Trem do Corcovado (RJ)
- Trem do Vinho (RS)
- Trem das Termas (SC)
- Estrada de Ferro Santa Catarina (SC)
- Trem da Serra do Mar (SC)
- Trem Moita Bonita (SP)
- Trem Cultural dos Imigrantes (SP)
- Trem Cultural dos Ingleses (SP)
- Trem Caipira (SP)
- Trem de Guararema (SP)
- Maria Fumaça Campinas Jaguariúna (SP)
Fonte:Site Portal CNM.