O terceiro encontro do seminário para os novos gestores da Região Sul do país começou na manhã desta segunda-feira, 7 de novembro. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, abriu a plenária do evento reforçando a importância do Movimento Municipalista.
“Agora é hora de mudar, não podemos mais governar como antes, e nestes dias de evento nos vamos transmitir aqui informações de modo geral, para orientá-los. O que nos queremos mostrar pra vocês com esse evento, no sentido simbólico, é que vocês parem de trabalhar pra União e para os Estados e faça a tua administração. Assim, vocês poderão ser o melhor prefeito que seu Município já teve”.
Sobre a participação dos prefeitos no Movimento Municipalista Ziulkoski disse, “a CNM fez um esforço enorme para que vocês estejam aqui. Eu peço que vocês aproveitem esse evento e valorizem cada informação que será dada aqui, pois é através de vocês como gestores que poderemos ajudar o Município que os senhores representam”, alertou.
“A entidade não é minha, estou como presidente. E nem é dos prefeitos. A CNM é dos Municípios brasileiros”, disse Ziulkoski.
Região Sul
Como representante da região Sul a presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Luzia Lourdes, falou na solenidade de abertura e lembrou aos prefeitos eleitos e reeleitos da que esse não é o momento de voos solos, mas sim de trabalhar juntos em prol dos mesmos interesses.
“Os problemas dos Municípios só são resolvidos com a força do municipalismo, com a participação da Confederação, a nível nacional, com as associações, a nível estadual, e as regionais, a nível local. Por isso, participem da CNM, venham quando convocados pela entidade, participem dos eventos das estaduais. Não façam voos solos, pois somente com a força do municipalismo é que podemos transformar a nossa realidade”, reforçou.
Luzia parabenizou os prefeitos dizendo que “não existe missão mais digna, para quem gosta de política, do que ser prefeito e representar a sua cidade. Porém, também é jogado no nosso colo as responsabilidades que deveriam ser cumpridas pelo Estado e pela União.”
O evento seguirá na parte da tarde com orientações aos novos prefeitos para a gestão 2017-2020.