As atividades do Colegiado de Assistência Social (COAS) da AMPLASC foram retomadas na terça-feira (23) através da 1ª reunião de trabalho do ano realizada na sede da associação. Estiveram presentes cerca de 20 profissionais entre gestoras, secretárias municipais e funcionários da área nas prefeituras da região.
Num primeiro momento, o Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, explanou sobre a nova dinâmica dos Colegiados em que os prefeitos estarão mais envolvidos no acompanhamento das necessidades dos setores “eles não serão os fiscais de vocês mas, sentiram a necessidade de mais dialogo com as profissionais para algumas tomadas de decisões.” Este ano cada prefeito ficou responsável por interar-se sobre cada Colegiado da Associação, no caso da Assistência Social é o prefeito do município de Zortéa, Alcides Mantovani.
A coordenadora do COAS, Andressa Debortoli, expôs sobre as temáticas abordadas na reunião Colegiado Estadual de Assistência Social realizado no último dia 27 de fevereiro em Florianópolis. Ela prestou orientações aos presentes com relação a Lei da Escuta Protegida 13.431, de 4 de abril de 2017, na qual entrará em vigor a partir do próximo dia 05 de abril, a importância do funcionamento dos Equipamentos Sociais em período de férias e recesso e ainda o alerta sobre a Portaria Nº 124, de 29 de junho de 2017 que regulamenta os procedimentos para à guarda e ao arquivamento dos processos e documentos comprobatórios das despesas realizadas com recursos federais.
O principal tema discutido pelo COAS foi os Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), na sua etapa Regional, em que este ano será sediada pelo município de Abdon Batista. O evento envolve mais de 300 idosos divididos em 11 modalidades. Os jogos acontecerão no dia 27 de abril e, os classificados passam para a fase Estadual em Rio do Sul de 22 a 27 de maio. O evento esportivo tem na organização a Prefeitura de Abdon Batista e o Colegiado de Assistentes Sociais e o apoio da 8ª ADR e da AMPLASC.
O encontro encerrou com agendamento da Conferência do Idoso e a Conferência da Criança e Adolescente deste ano, a confirmação de integrantes na reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e a possibilidade de realização de um Seminário Regional Prático de capacitação para equipes do CRAS, CREAS, PAEFI, SUAS e Serviço de Convivência.
Saiba Mais:
O Colegiado Regional de Assistência Social é órgão da AMPLASC e congrega Gestores e Técnicos dos 7 municípios da região.
O objetivo do grupo é analisar, orientar, promover o planejamento e a execução de ações no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS como forma de desenvolvimento de políticas sociais voltadas à assistência social dos Municípios integrantes da AMPLASC.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC