A AMPLASC (Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina) assim como as 7 (sete) Prefeituras que a compõe decretaram ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 30 de abril, um dia antes do 1º de maio, quando se comemora o Dia Mundial do Trabalho.
Em Campos Novos o decreto assinado pelo prefeito Silvio Alexandre Zancanaro abrange os servidores da Prefeitura, Secretarias, Fundações e Autarquias com exceção de serviços essenciais da Fundação Hospitalar Dr. José Athanásio. Os gestores dos demais municípios comunicam que Ponto Facultativo não é valido para os servidores que laboram em atividades essenciais na área da saúde e serviços de água e esgoto.
Na AMPLASC o Ponto Facultativo abrange todos os setores incluindo o atendimento dos médicos na sede da Associação.
Os trabalhos na AMPLASC e nas demais Prefeituras da região retornam a sua normalidade no dia 02 de maio.
Saiba Mais:
Por que 1º de maio virou o Dia do Trabalho?
A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.
Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários dos Estados Unidos. É que, três anos antes, os americanos organizaram uma gigantesca campanha por melhores condições de trabalho, fazendo mais de 1 500 greves em todo o país. Uma das principais reivindicações era a garantia da jornada de oito horas diárias, pois na época alguns operários trabalhavam até 14 horas por dia.
Chicago se tornou um dos principais centros de protestos e uma das manifestações na cidade terminou em tragédia, ocasionando a morte de quatro operários.
Após a Segunda Guerra, na União Soviética, as passeatas comemorativas e os desfiles realizados no dia 1º de maio tornaram-se importantes eventos políticos. Mas a data nunca foi reconhecida em países como Estados Unidos e Canadá, por causa de sua associação aos movimentos de esquerda.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC