Os prefeitos da região da AMPLASC decidiram de forma unânime considerar Ponto Facultativo dias 31 de maio (quinta-feira) 1º de junho (sexta-feira) nos órgãos, entidades da administração direta e autarquias. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Colegiado realizada no último domingo (27) na sede da Associação. Os decretos deverão ser publicados no Diário Oficial ainda esta semana.
Este ano em particular, a medida dos Gestores Municipais vai de encontro a limitações dos trabalhos de algumas secretarias de governo em razão da contenção de combustíveis ocasionada pela paralisação nacional dos caminhoneiros. Os serviços prestados pela equipe de técnicos da AMPLASC também esta sendo afetado e, diante desta dificuldade não haverá atendimento na quinta e sexta-feira.
Vale destacar que o Decreto de Ponto Facultativo não atinge serviços considerados essenciais, aqueles relacionados à saúde, a vigilância de bens públicos e às tarefas administrativas que tem prazos legais específicos de execução, serão mantidos, ainda que em regime de plantão, cuja organização e escala será de responsabilidade de cada órgão ou secretaria.
Segundo portaria do Ministério do Planejamento do Governo Federal o ano de 2018 terá nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos. O calendário não inclui a data tradicional de Corpus Christi considerado um feriado facultativo comemorado pela religião Católica.
As atividades nos órgãos públicos nos municípios da AMPLASC deverá voltar a normalidade na próxima segunda-feira (04).
Saiba Mais:
Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “Corpo de Cristo”.O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
A origem da Solenidade começou em 1269. Existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia.Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.
Fonte: Assessoria de Comunicação AMPLASC