You are currently viewing Celso Ramos sedia etapa do Plano de Turismo Regional SENAC/AMPLASC
Plano de Turismo Regional

Celso Ramos sedia etapa do Plano de Turismo Regional SENAC/AMPLASC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os delegados e suplentes que participam da elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT) com ênfase no desenvolvimento Regional estiveram reunidos nesta semana para continuidade dos trabalhos no município de Celso Ramos, que sediou mais uma etapa. O prefeito Ondino Ribeiro de Medeiros e a Secretária do Turismo e Cultura, Marcia Surdi, recepcionaram os participantes na Escola Municipal Rafaela Pizzetti Suppi, onde durante toda a quarta-feira (15) foram realizadas as atividades.

Fazendo parte do 3º Eixo Temático: Empreendedorismo e Inovação a abordagem foi proferida com excelência pelo o especialista em turismo e tecnologia Dr.Alexandre Augusto Biz. Baseado no Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022) da FIESC ele elencou as visões de futuro para o setor Turístico no Estado vislumbrando os  fatores críticos e ações de curto, médio e longo prazo para seu desenvolvimento.

Alexandre destacou também os cinco macrossegmentos definidos pelo Ministério do Turismo, ao longo dos últimos dez anos, para oferta turística do país, sendo: o turismo de orla, turismo em áreas naturais, parques Temáticos, MICE – Meetings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências), Exhibitions (Feiras), e regiões históricas e turísticas.

Após apresentação destes estudos os participantes foram provocados a apontar  5 (cinco) iniciativas  de inovação e empreendedorismo no Turismo relacionado com a região do Planalto Sul de Santa Catarina. A dinâmica feita em grupo separado por município serviu para despertar as potencialidades de cada um dos 7 municípios  relacionando com a importância de se estabelecer uma visão coletiva na criação de uma Rota Turística Regional.

Durante a reunião em Celso Ramos os anfitriões destacaram sua cultura com apresentações do grupo de Dança Stella Danzanti, da Associazione Triveneta do município e agraciaram os participantes com a culinária local  baseada nos derivados da Cana como:  açúcar mascavo, rapadura, melado, puxa-puxa, e a bebida produzida artesanalmente o tradicional Licor Bugio.

A construção do PMT acontece de forma coletiva através da parceria entre a AMPLASC e o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A próxima reunião esta marcado para o dia 29 de agosto,a definir em qual município da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC