You are currently viewing Declaração de Óbito pauta reunião do Colegiado de Saúde da AMPLASC
Reunião Colegiado de Saúde

Declaração de Óbito pauta reunião do Colegiado de Saúde da AMPLASC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Nesta quinta-feira (30) estiveram presentes na Sala de Reuniões da AMPLASC alguns integrantes do Colegiado de Saúde, entre eles Secretários e Gestores.  Através da mediação do Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, foram debatidos assuntos de uma pauta pré-estabelecida.

Uma das preocupações manifestada está relacionada a Declaração de Óbito nos municípios em virtude da carência de profissionais médicos cadastrados nas Secretarias Municipais de Saúde ou quando existentes limitados a carga horária semanal, situação agravada nos feriados e/ou finais de semana, visto que os postos de saúde estão fechados. A declaração de óbito é um documento importante sem o qual a família não poderá dar sequência a uma série de questões, como o sepultamento, as divisões da herança e ainda questões litigiosas.

Ainda foi discutido unificação da fila do SUS para Cirurgias Eletivas relacionadas a procedimentos de média e alta complexidade, sem caráter de urgência.  As informações obtidas pelo SISREG (Sistema Nacional de Regulação) já permitem traçar um panorama, a questão agora é o credenciamento dos Hospitais e sua especialidade para atender a demanda. Na região há expectativa que o Hospital Dr. José Athanásio torne-se referência em cirurgias ortopédicas e de otorrinolaringologia de média complexidade.

A unificação da fila para cirurgias eletivas é uma iniciativa do Ministério da Saúde em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Um portal com as informações da lista para consultas e cirurgias foi lançado em novembro de 2017  pelo Governo do Estado para atender à lei 17.066, que obriga a secretaria a disponibilizar as informações da fila e tempo de espera. (https://listadeespera.saude.sc.gov.br/)

Também houve avaliação do auxílio mútuo entre os municípios, através de “Caronas” para serviços de saúde atendidos em municípios distantes de 100 Km a 300 Km. Ao final houve a sugestão de temas a serem abordados na próxima reunião do Colegiado de Saúde da AMPLASC.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC