You are currently viewing Busca por inovação leva AMPLASC a participar de Congresso Náutico em São Paulo
Ministro do Turismo palestra na abertura do Congresso

Busca por inovação leva AMPLASC a participar de Congresso Náutico em São Paulo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Encerrou nesta terça-feira (02) o maior salão náutico da América Latina, o São Paulo Boat Show 2018. Em paralelo, o público pode acompanhar o 4º Congresso Náutica, este ano, o encontro foi direcionado ao setor público visando a geração de renda e desenvolvimento do turismo náutico local.

A região do Planalto Sul de Santa Catarina, que é banhada por vários rios e possui diversos lagos navegáveis, esteve representada pelos Engenheiros Civis, Juliana Aísi Breger Cenci e Volmar Vinicius Canônica, da AMPLASC, além do Prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antonio Salmória.

Durante dois dias do evento (27/28 setembro) houve a discussão sobre os entraves ao desenvolvimento do turismo náutico no Brasil e meios de superá-los. Especialistas de diversas áreas indicaram os caminhos a percorrer.

O Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, destacou que o turismo náutico com marinas bem estruturadas tem tudo para se desenvolver no Brasil. Segundo ele basta o país criar um ambiente favorável aos investidores, com mais segurança jurídica e processos simplificados. “O turismo náutico faz parte de algo maior que é a ´economia do mar´. Ou seja, a capacidade de usar nossas águas para gerar riquezas”.

Com o tema “O mercado náutico vem com tudo” foram apresentadas experiências exitosas no Brasil e o case internacional da cidade de Dubrovnik, na Croácia, um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático, inspirando a região da AMPLASC a seguir o exemplo.

Para a engenheira Juliana Aísi Breger Cenci, o Congresso serviu para debater assuntos como captação de investimentos, burocracias, geração de renda e emprego, infraestrutura e meio ambiente. Segundo ela “a região tem nos seus Municípios grande potencial de águas para desenvolver-se através do turismo náutico. Uma das iniciativas a ser tratada com os prefeitos está a criação de Rotas Navegáveis nos lagos das Usinas Hidrelétricas instaladas nos Rios Canoas, Pelotas e Uruguai”.

O São Paulo Boat Show reuniu as principais marcas e representantes do setor, que apresentaram para o público os mais diversos produtos, entre lanchas, infláveis, barcos de pesca, jets, equipamentos, acessórios, motores e muito mais.

Na oportunidade, os Engenheiros da AMPLASC puderam conhecer novas técnicas construtivas para infraestrutura náutica e de lazer, bem como novos materiais e equipamentos empregados, respeitando o meio ambiente e alinhados com as mais exigentes normas internacionais de sustentabilidade relativas ao turismo, o que ajudará nos novos projetos a serem desenvolvidos na região.

Em sua 21ª edição o evento atraiu 33 mil pessoas, entre admiradores e compradores, prefeitos e secretários de turismo de todo o país o qual proporcionou a venda de aproximadamente 250 embarcações, que resultaram numa arrecadação próxima de R$ 155 milhões, segundo a organização do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC