Com objetivo de auxiliar os municípios da AMPLASC a usufruir, na sua totalidade, das ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela FECAM foi realizado na quarta-feira (14) na sede da associação capacitação com servidores e técnicos de serviços digitais.
Os conhecimentos proferidos pelo Assistente de Projetos e Técnico em Informática, Michel Silveira Raupp, focaram nas atividades práticas relacionadas a funcionalidade do Portal Municipal, Portal de Acesso a Informação (LAI), Portal do Turismo e Provedor de E-mail. Além de sanar dúvidas dos participantes o profissional da FECAM alertou sobre a Lei da Ouvidoria (13.460/2017), chamada de Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos, o qual deverá ser implantada até junho de 2019 em todos os municípios.
Michel ainda salientou que em meados do próximo ano, haverá uma modernização dos portais dos municípios e das associações com novo layout, disposição de conteúdos e gerenciamento integrado com as redes sociais. A necessidade desta atualização comprova-se pelo novo comportamento do cidadão em acompanhar as informações do Poder Público e, enquadra-se no Eixo 2 de atuação da Federação, que tem como diretriz :“Cidades Inteligentes e Gestão Eficiente”. A busca de novidades dos Portais esta sendo feito pelo recém criado o Colegiado de Tecnologia e Inovação da FECAM.
O Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, destacou a importância deste aporte da FECAM através deste treinamento que vai contribuir para Transparência Pública ser um instrumento facilitador da comunicação do poder público com os cidadãos, ou na interação entre a administração e os administrados.
A maioria dos municípios enviaram técnicos para acompanhar a capacitação, além da participação de colaboradores dos setores de Tecnologia da Informação e de Comunicação da AMPLASC.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC