O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é marcado em 17 de novembro mas, devido ao elevado número de casos da doença que acometem os homens uma data tornou-se limitada, assim surgiu a Campanha Novembro Azul com o objetivo de alertar e mobilizar a população masculina a respeito da prevenção do câncer de próstata e ampliar o conhecimento sobre sua saúde em diferentes fases da vida.
O especialista Dr.Dilor Giani Junior (CRM 126-84), que integra a equipe de médicos que atendem na AMPLASC, destaca que a Campanha Mundial tornou-se interessante em razão de que os Homens costumam procurar os serviços de saúde com menos frequência do que as mulheres mas, durante os 13 anos que atua em Santa Catarina este conceito vem mudando. “O homem esta mais consciente. A mídia (rádio e TV) através do Novembro Azul tem reforçado a importância da prevenção, dos cuidados com a saúde do homem”, destacou.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam 68.220 novos casos da doença entre 2018 e 2019. Desses, 13.772 homens devem vir a óbito em decorrência da doença. A preocupação torna-se ainda relevante pois, a doença é assintomáticos, ou seja, não exibe sintomas. Estudos ainda apontam situações de pré-disposição em desenvolver o câncer de próstata, dentre eles, hereditariedade familiar (avó, pai, tio que tenha sido diagnosticado ), a obesidade e, o homem de raça negra (chamado adenocarcinoma).
O médico urologista destaca que a parir dos 45 anos é fundamental a realização de exames preventivos tais como: PSA total, toque retal, ultrasom de vias urinárias e próstata. Ele informa que mesmo, que haja preconceito quanto ao exame de toque, não existe outro que o substitua “ é um conjunto de exames que citei anteriormente que possibilita constatar se é caso de Câncer de Próstata ou Hiperplasia (o aumento de tamanho de um órgão) e, quando é feito o diagnóstico precoce o homem tem mais de 90% de chance de cura”, explica Dr. Dilor.
No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Formado em Medicina no ano de 1999 pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente/SP, o especialista atende na sede da AMPLASC, as quintas-feiras no período da tarde e, ainda tem seu consultório particular em Curitibanos.
Saiba Mais:
No laço azul, é fixado um bigode, também na cor azul. O movimento, iniciado em 2003 na Austrália, foi criado por dois jovens que encontraram 30 homens dispostos a deixar o bigode crescer como forma de divulgar a campanha do “Movember”, angariando fundos para a Fundação do Câncer de Próstata da Austrália (pCFA). Na época, a ação levou à maior doação única recebida pela fundação. Hoje, o movimento conta com mais de 5 milhões de membros em todo o mundo e cresce cada dia mais.
Além de levar informação, o movimento visa acabar com o preconceito acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença que hoje aflige cerca de 1 a cada 6 homens.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC