Estarão reunidos no próximo dia 12 de fevereiro em Campos Novos os membros titulares e/ou suplentes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente (CEGEMA). Além de discutir pautas municipalistas no encontro será definidos os Seminários ambientais de 2019.
As atividades serão desenvolvidas na sede da AMPLASC na Rua São João Batista, 347, Centro, durante todo o dia, sob a coordenação da Coordenadora Geral do CEGEMA, Liara Padilha e dos anfitriões Rodrigo da Silva (Engenheiro Ambiental) e Fábio Corrêa (Engenheiro Agrônomo).
Na pauta embora extensa é interessante pois trata do fechamento do Sinfat para as atividades de impacto local, capacitação dos técnicos municipais, o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), a Gestão e Acompanhamento de Infrações Ambientais (Gaia) e a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA).
Também será abordado a prorrogação de prazo por 60 dias dos Termos de Delegação de Atribuições de Gestão Florestal – IMA/Municípios e apresentado o Relatório dos resultados das vistorias do Sistema Municipal de Meio Ambiente (SISMUMA), nos municípios catarinenses.
O Colegiado de Gestores Municipais de Meio Ambiente da FECAM é formado por 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, embora as reuniões ordinárias sejam realizadas na sede da Federação em Florianópolis, este ano as reuniões serão itinerantes, visando aproximar os municípios mais afastados.
Liara ressaltou que o maior objetivo do CEGEMA é o fortalecimento da gestão ambiental municipal, principalmente a implementação de fato da Lei Complementar 140/2011, buscando desenvolvimentos dos trabalhos sempre em parceria com o IMA e a Polícia Militar Ambiental – PMA.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC