Um grupo de ciclistas de Chapecó (oeste catarinense) aproveitou o feriadão de Carnaval para conhecer de bicicleta as belezas de nossa região, fazendo o circuito de Cicloturismo dos Lagos do Planalto Sul Catarinense.
O projeto, desde sua criação conta com o apoio da AMPLASC, que mapeou e sinalizou o roteiro que contempla os seus 7 (sete) municípios associados mais o município de Anita Garibaldi.
Ao completar o trajeto de 310 quilômetros, na sua maioria estradas de chão, margeando os grandes lagos da região, os 9 ciclistas foram recepcionados na praça Lauro Muller de Campos Novos por integrantes da ACICAN (Associação de Ciclistas de Campos Novos), e por um dos idealizadores do circuito, o engenheiro agrimensor da AMPLASC, Murilo Spillere Milanez. Na oportunidade foram entregues certificados de participação.
O grupo partiu de Campos Novos no domingo (03), pedalaram por Zortéa, Celso Ramos e pernoitaram em Anita Garibaldi. Seguindo o roteiro do segundo dia, deslocaram-se para Abdon Batista, Vargem e pernoitaram em Brunópolis. No terceiro dia, os cicloviajantes concluíram o circuito na tarde de terça-feira (05) de Carnaval após passar por Monte Carlo e retornar à Campos Novos.
Com a experiência de participar de roteiros de Cicloturismo como “Vale Europeu” e “Circuito das Araucárias”, o líder do grupo, Gèterção Dalavale, avaliou positivamente o Circuito dos Lagos “belas paisagens, desafiador, bem Mountain Bike, ótima recepção, valeu a pena”.
Após o lançamento oficial realizado em março de 2017 pelos ciclistas da ACICAN, este é o segundo grupo a completar todo o trajeto. Para Murilo Milanez, cabe intensificar a divulgação, pois a região tem um enorme potencial a ser explorado turisticamente por meio do Circuito dos Lagos.
Os interessados em conhecer o circuito podem encontrar no portal da AMPLASC o roteiro completo, com guia de alimentação e hospedagem nos municípios da região.
Acompanharam a entrega dos certificados aos ciclistas o presidente da ACICAN, Guilherme Corso e o Diretor de Turismo de Campos Novos, Vinícius Serena.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC