A 2ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizada na tarde de quarta-feira (13) reuniu 200 pessoas entre idosos e assistentes sociais dos municípios da região da AMPLASC.
O tema central relacionou-se aos Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas no atendimento a esta população.
Uma das palestrantes, Janice Merigo, coordenadora do Colegiado de Assistentes Sociais da FECAM enalteceu a iniciativa. “O trabalho foi muito significativo pois os próprios idosos estiveram participando ativamente da conferência. Nós temos praticamente 100% dos municípios com Conselhos Municipais da Pessoa Idosa, agora com a FECAM e as Associações tem-se feito este trabalho de fortalecimento para que funcionem plenamente.”
Na oportunidade a Assistente Social, especialista em Teoria do Serviço Social e Gerontologia, Marília Celina Felícia Fragoso, destacou a importância do envolvimento dos idosos nas discussões inerentes a sua realidade com vista a melhorar sua qualidade de vida.
Cada município integrante da AMPLASC, por meio de Grupos, discutiu as propostas divididas em quatro eixos:
– Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas;
– Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
– Enfrentamento da violência dos direitos humanos da pessoa idosa;
– Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social, na geração e implementação das políticas públicas.
O Secretário Executivo da AMPLASC, Luciano Angonese, avaliou positivamente a importância de eventos voltados a políticas públicas, na qual busca-se extrair de uma parcela representativa da sociedade seus apontamentos.
Ao final da Conferência Intermunicipal dos Idosos da AMPLASC foram definidos os delegados e suplentes para a Conferência Estadual marcada para o mês de agosto em Florianópolis.
Após a Conferência Estadual, as propostas seguem para a Conferência Nacional e, por último, chegam ao Ministério do Desenvolvimento Social para que sejam realizados os planos plurianuais e o planejamento de ações voltadas para a população idosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AMPLASC